Três Lagoas

Governador investe na organização da agricultura familiar no Estado

Como forma de incentivar a agricultura familiar local, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou oficialmente na tarde desta quinta-feira(14), nove patrulhas mecanizadas, 30 máquinas e equipamentos. O investimento foi de mais de R$ 1,1 milhão. A medida visa o fortalecimento da agricultura familiar de Três Lagoas e de outras cidades da Costa Leste de Mato Grosso do Sul e também estimular a produção de alimentos. A solenidade de entrega dos equipamentos ao prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro (PSDB) e aos demais prefeitos aconteceu no Espaço Arena Mix. Considerando as entregas feitas no primeiro mandato, as feitas quarta-feira (13) em Campo Grande e nesta quinta-feira (14) pela manhã no município de Aquidauana e região, todos os municípios sul-mato-grossenses passam a ser contemplados com patrulhas.
Angelo Guerreiro patrulhaNo evento desta quinta-feira, além de Três Lagoas, foram beneficiados os municípios de Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba e Santa Rita do Pardo. Cada patrulha mecanizada é composta por: um trator de 85 CV, uma carreta agrícola, calcareadeira (distribuidora de calcário), uma grade niveladora e outra aradora, uma pá carregadeira traseira e um rotoencanteirador.
Três Lagoas foi beneficiada com duas patrulhas mecanizadas. O prefeito, Angelo Guerreiro agradeceu os maquinários e destacou a importância do trabalho do homem do campo no município. “Nós valorizamos o homem do campo, pois é ele que leva o alimento na mesa de cada um de nós atendendo toda essa parte da agricultura familiar, principalmente os assentados, onde realmente precisam de apoio do agronegócio”, destaca. Guerreiro citou a obra da central de abastecimento no município, que já foi licitada. “Em breve será dada ordem de início de serviço”, disse ele, destacando ainda a construção de uma feira que será modelo para MS, mais uma medida em parceria com o Governo do Estado que fortalece o trabalho dos pequenos agricultores.
a7 equipamentos.jpgO governador Reinaldo Azambuja, reforça que a entrega da nova patrulha mecanizada vai beneficiar pequenos produtores de toda costa leste sul-mato-grossense. “É uma etapa de entrega de patrulhas mecanizadas totalizando 1.100 equipamentos que nós estamos entregando nos 79 municípios do Estado. Nossa proposta para este ano no segmento da agricultura familiar é de recursos orçamentários na ordem de R$ 29 milhões. Vamos equipar e levar mais investimentos para essas famílias”, revela.
Reinaldo Azambuja afirmou que há alguns anos Mato Grosso do Sul importava 95% das frutas, legumes e verduras. Hoje, o Estado importa 70% dos produtos e ocupa o mercado com 30% de produção própria. “Temos que abrir espaço para agricultura familiar, abrir o mercado, organizar as cooperativas, organizar as associações dos assentamentos, fortalecer com a Agraer a venda dos produtos, porque quando o produtor vende sozinho, ele perde competitividade. Ele é engolido pelo mercado e pelo atravessador. Quando ele vende em escala maior na cooperativa ele ganha mercado. Ele tem competitividade de venda”, completou. (Com informações da assessoria do governador)

Mariane Martins
Três Lagoas

 

Comment here