Home Cidades Três Lagoas Eldorado recebe licença ambiental para instalar usina de biomassa

Eldorado recebe licença ambiental para instalar usina de biomassa

5 tempo de leitura
0
0
185

A Eldorado Brasil recebeu terça-feira (22), a Licença Ambiental autorizando a instalação de uma Usina Termelétrica (UTE) movida a partir da biomassa do eucalipto em Três Lagoas. O empreendimento terá investimento estimado de R$ 320 milhões e deve gerar mil empregos diretos e indiretos na fase de instalação.
A licença foi entregue pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e pelo diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli.
A construção da usina deve começar em março e será a primeira usina geradora de energia a partir de biomassa de eucalipto a entrar em operação em Mato Grosso do Sul. Com ela, deve se iniciar uma nova fase na silvicultura estadual.
Inicialmente a usina estava estava prevista para ser instalada em Selvíria, porém estudos apontaram que o local ideal para o empreendimento seria Três Lagoas, o que levou a empresa a solicitar nova licença, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Eldorado Brasil, Fábio José de Paula. A capacidade da UTE será de 50MW.
O projeto é importante para a base de diversificação de uso dos restos florestais, como folhas, raízes, cascas, demais subprodutos da madeira que não serve para produzir celulose.
A biomassa se transforma em energia a partir da combustão de material orgânico. É uma maneira bastante limpa de produção energética e de enorme ganho ambiental, considerando que todo este material provocaria algum tipo de impacto à natureza ao se decompor.

Mais licenças

A Eldorado Brasil também solicitou licença para fazer melhoria no tratamento dos resíduos, processo conhecido por queima do lodo biológico. Isso melhora a performance ambiental da empresa. “Outras empresas de celulose no país já têm adotado essa tecnologia e agora a Eldorado também está autorizada a fazer dessa forma”, disse Verruck.
Na mesma ocasião, o gerente de Sustentabilidade da Eldorado levou nova licença para instalação da Linha 2 da empresa, que estava vencida. As obras estão paralisadas, sem data para retomada. A solicitação de renovação da licença não significa, de imediato, que o projeto seja reiniciado, observou o secretário. A previsão iniciar era de investimento superior a R$ 8 bilhões.
Por fim, outra licença solicitada pela Eldorado foi para ampliação da capacidade atual existente na planta de Três Lagoas. Esse é um procedimento cautelar comum nas empresas, explicou o secretário, tendo em vista que precisam estar autorizadas a ampliar a capacidade produtiva e isso pode ocorrer a qualquer momento por demanda de mercado.

Gisele Berto
Três Lagoas

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Três Lagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…