Home Cidades Saúde volta a usar fumacê para bloqueio da proliferação do Aedes aegypti

Saúde volta a usar fumacê para bloqueio da proliferação do Aedes aegypti

7 tempo de leitura
0
0
41

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, vem intensificando o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticida em locais específicos do Bairro Santos Dumont e Santa Rita.
A mesma medida foi adotada, na semana passada no Bairro Interlagos e parte do Bairro Lapa, devido ao registro do aumento dos índices de infestação do Aedes aegypti nessas localidades.
A borrifação do produto para bloqueio químico é feita no período da manhã, nos horários das 5h às 8h e à noite, das 18h às 22h, seguindo as recomendações contidas nas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde.
Nesta ação, com equipamento pesado e acoplado sobre um veículo da SMS, vem sendo usado o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bomba Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido pela população como “fumacê”.
“Seguindo as Diretrizes do Ministério da Saúde para esta ação específica, o fumacê vem sendo aplicado em quatro ciclos consecutivos, nos mesmos horários, para obtermos mais resultados na eliminação do mosquito Aedes aegypti”, explicou o coordenador de Endemias e Controle de Vetores da SMS, Alcides Divino Ferreira.
Como lembrou o coordenador de Promoção da Saúde e também responsável pela ação de borrifação e bloqueio químico, Waldir José de Souza, “a aplicação deste produto não possui efeito residual. Isso quer dizer que o efeito do inseticida não permanece por muito tempo. Por isso, é importante que as pessoas abram as portas e janelas de suas casas para que nosso trabalho obtenha resultados e elimine as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários”, orientou.
“Se as portas e janelas das casas estiverem fechadas, não teremos os resultados esperados e o nosso trabalho passa a ser praticamente em vão”, observou Waldir.
Após a aplicação em quatro ciclos consecutivos, “será feita avaliação dos resultados no controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue”, comentou o coordenador Alcides.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou a animais de estimação.
Como orientou Waldir, é importante cobrir todos os alimentos e não deixa-los expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. Cobrir também gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.
No entanto, se a pessoa “apresentar qualquer tipo de reação alérgica ao produto deve procurar imediatamente o médico”, recomendou o coordenador Alcides.
O bloqueio químico por borrifação “é uma forma emergencial de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti, porque o ideal é que a população cuide constantemente da limpeza de suas propriedades, nas ações de localizar e eliminar todo e qualquer criadouro nas suas casas e quintais”, recomendou o coordenador de Endemias.
Usa-se o fumacê como “último recurso de reduzir a população de mosquitos alados (com asas), pois o produto não mata as larvas, fica no ar por pouco mais de uma hora e meia e mata apenas os mosquitos que estão na área de alcance da pulverização”, completou o coordenador de Promoção da Saúde.

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…