ORIENTAÇÃO - Terapeuta ocupacional Alessandra Rosa fala sobre as observações que devem ser feitas

Saúde desenvolve ações de conscientização sobre autismo

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – LINS

Neste mês – a campanha Abril Azul – é dedicado à conscientização sobre o autismo. Devido à pandemia do novo coronavírus a realização de eventos presenciais está comprometida. Por isso, a Prefeitura de Lins, por meio dos profissionais da Saúde Mental, preparou uma série de quatro vídeos com as principais dúvidas da população acerca do transtorno do espectro autista.

No terceiro vídeo, a terapeuta ocupacional, Alessandra Rosa, apresenta sobre a estimulação e desenvolvimento da autonomia. De acordo com a terapeuta, os pais precisam ficar atentos ao comportamento dos filhos, se têm dificuldade na interação social, na comunicação verbal e não verbal, se tem comportamento agressivo, agitação psicomotora. A terapeuta apontou outros sinais, como alteração no sono, se prefere brincar sozinha.

“Após essas observações, é elaborado um plano terapêutico singular. Nós vamos estimular todas essas áreas que foram observadas”, disse a terapeuta. “A terapia ocupacional tem como objetivo a melhora da qualidade de vida da pessoa, para que ela consiga desenvolver as suas atividades ocupacionais e maior independência para a criança, jovem ou adulto”, acrescentou.

 

ABRIL AZUL

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. A cor azul foi escolhida porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Após prorrogar vencimento do IPTU, Lins pode suspender cobrança do ISS

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – LINS O prefeito de Lins, doutor João Pandolfi, anunciou ontem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *