NA FRENTE - Andradina e Lins lideram a geração de empregos na região, com destaque para indústria e serviços

Retomada das atividades reflete na geração de empregos e abre perspectivas futuras

Compartilhe esta notícia!

ANTONIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O Ministério da Economia divulgou nessa quinta-feira (1º) os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Nos cinco maios municípios paulistas da área de cobertura do SRC – Andradina, Araçatuba, Birigui, Penápolis e Lins – apenas Birigui teve saldo negativo em maio devido ao desempenho da indústria. Os demais tiveram saldo positivo expressivo, com destaque para serviços, indústria e comércio. No acumulado do ano, os cinco municípios tiveram saldo positivo. Isso abre boas perspectivas para o mercado de trabalho nos próximos meses.

Para o professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, economista e especialista no estudo de economia local e regional, os resultados do mercado de trabalho das principais cidades da região de Araçatuba corroboram com o desempenho da empregabilidade da economia brasileira no mês e no acumulado do ano. “Nota-se saldo positivo na geração de emprego dos principais setores produtivos, com destaque para os setores de serviços, indústria e comércio. O saldo favorável sinaliza a retomada do crescimento econômico local e regional, trazendo boas perspectivas para os próximos meses em decorrência da melhoria do cenário econômico e da perspectiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em mais de 5% em 2021”, disse o especialista.

Segundo Souza, o avanço da vacinação e a manutenção da abertura dos setores econômicos, melhora as expectativas de consumidores e produtores, trazendo confiança que se materializa em consumo e investimentos. No caso dos investimentos, explica o economista, a melhoria do cenário macroeconômico, traz perspectivas de liberação de projetos de investimentos que estavam represados, elemento importante para a sustentabilidade do crescimento de médio e longo prazo.

Barbosa avalia que as políticas econômicas anticíclicas implementadas pelo governo federal, em especial, a suspensão e redução de jornada de trabalho e da manutenção do auxílio emergencial, favorecem o processo de melhoria do mercado de trabalho, que foi muito impactado pela pandemia.

“Todavia, apesar de todo o contexto otimista, se faz necessário a análise mais desagregada e aprofundada dos resultados do mercado de trabalho local, para avaliação dos grupos e segmento sociais que estão conseguindo oportunidades de emprego e aqueles que estão com dificuldade de se inserirem no mercado novamente. Neste sentido, uma análise sobre a empregabilidade por faixa etária, sexo e grau de instrução poderia elucidar a dinâmica do emprego neste início de semestre”, acrescentou o professor Marco Aurélio Barbosa de Souza.

 

SETORES

No mês de maio, as cidades de Andradina e Lins tiveram como importantes geradores de postos de trabalho os setores de serviços e indústria. Já em Araçatuba, os destaques foram serviços e comércio e em Penápolis, serviços e agropecuária. Em Birigui, que teve saldo negativo, comércio e serviços geraram empregos, mas o saldo foi derrubado pela indústria, que demitiu mais.

 

 

Especialista em economia regional, Marco Aurélio Barbosa de Souza analisa o desempenho do mercado de trabalho
TRABALHO – Dados do Caged mostram o desempenho do mercado de trabalho na região

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dupla presa pelo Baep com 29 quilos de haxixe

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BRAÚNA No fim da tarde dessa terça-feira (19), equipe do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *