Home Cidades Lins Vereador licenciado vence a eleição

Vereador licenciado vence a eleição

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇLÃO – LINS

O vereador licenciado professor Akio Matsuura (PSDB) é o novo prefeito de Lins. A eleição indireta foi desenvolvida na noite dessa sexta-feira, na Câmara Municipal. Akio Matsuura obteve oito votos contra sete de Neto Danzi. Já Osvaldir Spadin não teve voto. Com a eleição, Akio assume a Prefeitura e Neto Danzi vai reassumir a presidência da Câmara. A eleição do professor Akio representa a volta do grupo político do prefeito cassado Edgar de Souza ao poder.

A eleição indireta para prefeito de Lins foi uma determinação do Tribunal Superior, que rejeitou os diversos recursos de Edgar de Souza, que foi cassado por abuso do poder político nas eleições de 2016. Edgar foi cassado em várias instâncias, mas por meio de recursos, se manteve no poder. Ministros do TSE reconheceram que eram recursos protelatórios, mas num primeiro momento o mantiveram no cargo devido à pandemia. Porém, depois optaram pelo afastamento imediato, com o presidente da Câmara assumindo o cargo e convocando eleição indireta (só os vereadores votaram).

Com esta decisão, Neto Danzi assumiu o cargo de prefeito e enfrentou forte resistência do grupo de Edgar, já pessoas ligadas ao ex-prefeito permaneceram na administração.

Três chapas se inscreveram para a disputa na Câmara: prefeito Neto Danzi (Solidariedade) e vice-prefeito Dr. Marino Bovolenta (MDB), prefeito Akio Matsuura (PSDB) e para vice-prefeito Damião de Souza (PL) prefeito Osvaldir Spadim e para vice-prefeito Milton Torres Rodrigo Real (ambos filiados ao partido patriota). A chapa de Osvaldir teve o pedido indeferido, mas ele recorreu à justiça para continuar na disputa.

 

A ELEIÇÃO

A sessão extraordinária teve a participação dos 15 vereadores e foi presidida por Ademir Chiarapa. Inicialmente, cada candidato teve 15 minutos para explanar sobre o plano de trabalho, sem aparte. Depois foi a votação, com voto aberto.

O primeiro a falar foi Neto Danzi, que assumiu a Prefeitura devido ao afastamento de Edgar de Souza. Ele falou dos problemas enfrentados e dos ataques sofridos durante a sua passagem pela Prefeitura.,

Em seguida falou Osvaldir Spadim, que fez duras críticas ao prefeito cassado Edgar de Souza.

Para encerrar falou o professor Akio Matsuura, que é vereador, mas está licenciado porque assumiu uma secretaria municipal. Akio falou do seu trabalho e formação acadêmica.

 

VOTAÇÃO

A votação foi rápida. Akio teve oito votos: José Filho (Baiano do Buzão), Damião de Souza, Marcelo Moreira, Pedro Lima (Pedrinho), Kooshi Nakai, Rogério de Barros, Roy Nelson e José Gomes.

Neto Danzi teve sete votos: Ademir Chiarapa, Canela, José Leão, Doutor Marino, Fátima Domingues, Gustavo Jordani e sub tenente Elói.

 

RETORNO – Agora Neto Danzi pode reassumir a presidência
PARTICIPAÇÃO – Osvaldir Spadin recorreu à justiça para disputa

Compartilhe esta notícia!