Home Cidades Usina de Promissão comemora 45 anos de operação

Usina de Promissão comemora 45 anos de operação

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – PROMISSÃO

A Usina de Promissão comemora hoje 45 anos de operação. Projetada e construída pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), hoje operada pela AES Tietê, a usina ajuda a exercer um papel importante na preservação dos ecossistemas do planeta por meio na execução de programas ambientais, como o plantio de árvores nativas, doação de mudas, ações de educação ambiental e soltura de várias espécies de peixes. Além de gerar energia, a Usina de Promissão tem como objetivo regular a vazão e dar condições de operacionalização da Hidrovia Tietê-Paraná.

No ano passado, a usina fez parte de um projeto da AES Tietê para repovoar os reservatórios com 2,5 milhões de alevinos – filhotes de peixe – que pertencem aos rios Tietê, Pardo, Mogi e Grande. “Essas iniciativas não beneficiam apenas as cidades que ficam próximas às hidrelétricas, porque os peixes se distribuem ao longo dos reservatórios e rios”, afirma Odemberg Veronez, coordenador de Condicionantes de Licenciamentos da AES Tietê.

A AES Tietê também faz o trabalho de monitoramento para preservação da fauna terrestre nos arredores de seus empreendimentos. Em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), a Companhia monitora onças-pardas e lobos-guarás, por meio de armadilhas fotográficas, e de coleiras de rastreamento por satélite. Além das onças e dos lobos, as armadilhas fotográficas ainda registram várias outras espécies da fauna nativa brasileira.

A Usina de Promissão também tem o Programa de Educação Ambiental, que recebe centenas de visitantes por ano. O projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável da região ao estimular o conhecimento da comunidade sobre o tema. Estudantes universitários, comunidade vizinha à usina, produtores rurais e professores de escolas rurais participaram da iniciativa. Resultado da parceria com a Bioterra, empresa especializada em Consultoria e Educação Ambiental, as visitas guiadas são gratuitas e abertas ao público.

HISTÓRIA

Benedicto Ferreira de Andrade Filho, 61 anos, um dos mais antigos funcionários da usina, começou a trabalhar no dia 25 de outubro de 1996. “Sou Mantenedor na Usina Hidrelétrica de Promissão. Em 2020 completo 24 anos de empresa.A usina tem uma grande importância para a região pois foi um “marco” na época e desde sua inauguração, a usina leva o nome de Promissão, fazendo com que ficasse conhecida em todo o estado de São Paulo, no Brasil e também no exterior, pois, hoje, a UHE PRO faz parte de uma empresa multinacional, que é a AES”, diz Benedicto Andrade Filho.

 

Aoós a Usina Promissão, a Cesp construiu mais duas no Baixpo Tietê: Nova Avanhandava, que entrou emn operação em 1982 e Três Irmãos, em novembro de 1993.

 

MULTIUSO

 

As usinas hidrelétricas foram construídas com a finalidade de geração de energia, porém, devido ao grande volume e a disponibilidade de água, os reservatórios são utilizados também para pesca, prática de esportes náuticos e aquáticos, navegação, lazer, além de contribuir para o abastecimento público, agricultura, pisciculturas e outras atividades econômicas.

Usina Promissão AES Tietê (2)Usina Promissão AES Tietê (1)

 


Compartilhe esta notícia!