15.5 C
Araçatuba
terça-feira, junho 28, 2022

Tratamento de hérnia com 95% de eficácia é aplicado em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A hérnia de disco é um problema mais comum do que o imaginado. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam para números alarmantes. De cada 10 pessoas no mundo, 8 sofrem com hérnia de disco, sendo que muitas delas não sabem. 

A doença, que causa muitas dores, é mais comum em pessoas idosas, mas tem acometido diversos jovens. O home-office durante a pandemia e a má postura para o trabalho são alguns dos fatores que acarretam o desenvolvimento do problema.

Em conversa com a reportagem, a fisioterapeuta Karine Gastaldi Fidaldo, que desenvolve o tratamento do problema na recém-inaugurada clínica Doutor Hérnia, afirma que em apenas duas semanas de trabalho em Araçatuba, o local tem sido muito procurado por pessoas jovens.

“É uma incidência muito grande. Antigamente era uma doença que acometia mais os idosos, mas agora a incidência também está no público mais jovem, principalmente devido à má postura, home-office. A população mais jovem está passando muito tempo em frente ao computador, celular, e tudo isso está acarretando um maior índice de hérnia de disco. Nós inauguramos recentemente aqui em Araçatuba, mas a procura está muito grande”, afirmou.

Ela explica que vários fatores podem causar os problemas na hérnia de disco, como obesidade, sedentarismo, traumas na coluna, dentre outros.

“São vários fatores, falta de exercício físico, fraqueza muscular, má postura, são compensações que a coluna vai fazendo”, explicou a fisioterapeuta.

Segundo especialistas, a hérnia é uma sobrecarga na espinha dorsal, que ocorre quando o ânulo, que é a estrutura que faz a contenção da parte mais viscosa do disco é rompido. Isso comprime as raízes nervosas.

A fisioterapeuta Karine Gastaldi afirma que cada caso possui um tipo de tratamento e não há uma fórmula mágica que resolva o problema para todo mundo.

“O mais frequente da hérnia de disco é a dor, a mais comum é na região lombar, vai ter aquela dor que irradia para a perna, mas cada caso é um caso, precisa ser avaliado, e tem um tratamento específico para cada um. Vai depender muito do tamanho da hérnia e o comprometimento neural. Cada um vai ter a sua patologia”, explicou. 

Tratamento

Segundo a fisioterapeuta, a clínica Doutor Hérnia aplica um tratamento desenvolvido por dois fisioterapeutas com mais de 25 de atuação na área de hérnia de disco. Ela explica que a eficácia do tratamento é de mais de 95%, sendo que o trabalho feito evita que o paciente precise de cirurgia.

“Vamos enviar uma cartilha com algumas dicas de postura, como você deve se posicionar durante exercícios, atividades diárias, tudo para uma boa qualidade de vida”, concluiu a fisioterapeuta.

Os interessados na cartilha e no tratamento podem mandar mensagem para o WhatsApp 18 99811-2626. A clínica Doutor Hérnia funciona no prédio do New York Tower, no alto da avenida Brasília. 

 

 

Ultimas Noticias