12.9 C
Araçatuba
sexta-feira, agosto 19, 2022

Trabalho de canalização do Machadinho começa no dia 26

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Araçatuba, Tadeu Consoni, confirmou que está marcado para o dia 26 próximo, às 8 horas, o ato de início efetivo das obras de canalização do Córrego Machadinho. Esta obra vai permitiu a pavimentação do prolongamento da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo entre as ruas Sarjob Mendes/~Tupinambás e a Anhanguera (marginal da Rodovia Marechal Rondon. O ato terá a presença do prefeito Dilador Borges, secretários e vereadores.
As ordens de serviço foram assinadas no início de março. Imediatamente a empresa responsável pela canalização, conforme prevê o contrato, começou os levantamentos topográficos para elaboração do projeto, como também os ensaios de solo. “Para este trabalho o cronograma prevê dois meses. Desta forma, a empresa teria até o início de maio. Porém, atendendo pedido da administração, o trabalho foi antecipado, o que permitirá o início da canalização já no dia 26”, disse o secretário. Todo este trabalho de levantamento e ensaio do solo será usado também pela empresa que fará a pavimentação. No entanto, este trabalho vai demandar algum tempo.
Segundo o secretário Consoni, o contrato já previa este trabalho inicial, assimo como a instalação do canteiro de obras. Além da canalização do Machadinho no mesmo trecho do prolongamento da avenida, será construída uma galeria de reforço no trecho entre a rotatória da Saudade e a Rua Sarjob Mendes. Neste trecho o córrego está canalizado e coberto. Será construída uma galeria lateral para aumentar a vazão.
Para execução desta obra, será necessária a interdição parcial da avenida. “As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana já estão trabalhando em conjunto para as ações necessárias”, disse Consoni, que também responde por esta pasta.

A OBRA
O prazo para conclusão total da obra é de 18 meses. Nesta primeira etapa será iniciada a canalização. Quando a obra estiver bastante avançada, vai começar a pavimentação, cujo prazo é menor – seis meses.
A empresa TMK Engenharia S.A. foi contratada pelo valor de R$8.333.057,61 para fazer a canalização e a Contrutora Sanches Sanchez LTDA pelo valor de R$2.986.175,02 para pavimentar a avenida.
Nesta primeira etapa será construída galeria de reforço sob a pista da Avenida Joaquim Pomeu de Toledo entre a Avenida Saudade e a Rua Tupinambás/Sarjob Mendes. A galeria de reforço será com aduelas de concreto de 2,5 metros por 2,5 metros. Também nesta etapa serão construídas galerias na bacia do Machadinho e a canalização do córrego em formato de “U”, como no trecho entre as avenidas Saudade e Brasília. Neste trecho o canal aberto será canalizado com 5,5 metros de largura e três de profundidade. De acordo com a Secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação, há a previsão de construção de ciclovias, mas isso, numa etapa seguinte.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

Ultimas Noticias