Da Redação – Araçatuba
Em encontro entre os Secretários de Saúde de Araçatuba, Dr. Daniel Martins Ferreira, e do Estado, Eleuses Paiva, foi discutida a ideia da construção de um hospital para atendimento de casos de baixa complexidade em Araçatuba. A intenção é realizar a obra no mesmo terreno que já abriga o prédio que está sendo reformado para se tornar o Pronto-Socorro de Araçatuba.
Na última quarta-feira (7), Eleuses Paiva visitou as obras do futuro prédio que abrigará o Pronto-Socorro Municipal, no antigo Hospital da Mulher, onde o encontro aconteceu. Ele esteve presente na comitiva do Governo do Estado que veio à Araçatuba para entrega de casas do Residencial Vida Nova e para o anúncio da abertura da licitação do AME Mais.
De acordo com o Secretário de Saúde de Araçatuba, a construção deste hospital ao lado do novo pronto-socorro faria com que a cidade passasse a ter a capacidade de atender casos mais simples. Atualmente, dezenas de pacientes deixam a cidade para pequenas cirurgias em outros locais.
Com a estrutura em Araçatuba, além de a cidade aumentar a sua capacidade de atendimento à população, ainda reduziria de forma drástica os gastos com transporte de pacientes que ocorrem hoje.
O Secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, colocou o estado à disposição do município para auxiliar na execução do projeto e para a captação de recursos para a obra.
Prazo
No final do ano passado, o prefeito Lucas Zanatta (PL) afirmou que esperava que até o começo de março a reforma do novo Pronto-Socorro estivesse pronta para que a mudança do atual para o novo seja realizada.
O prazo segue sendo o do primeiro semestre, porém, há expectativa que as obras terminem até o final de fevereiro, o que anteciparia o cronograma previsto por Zanatta.
Atualmente, o andamento das obras está em mais de 70% dos serviços executados.
A iniciativa de reforma do prédio que irá abrigar o pronto-socorro é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o UniSalesiano, que está investindo integralmente R$ 2,7 milhões no projeto. Executada pela empresa J.E. Construção, a obra teve início no dia 30 de junho de 2025.
A unidade contará com consultórios médicos, de ortopedia e odontologia, leitos de observação adultos e infantis, ala psiquiátrica, farmácia, sala de gesso, Central de Esterilização e muito mais.
Também estão previstas salas para exames de imagem, como raios-X, ultrassonografia e tomografia, e espaço exclusivo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


