Rotary empenhado na Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Durante o mês de outubro de 2019, os Rotary Clubs do Distrito 4470, que engloba a maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo (Avanhandava a Castilho) estiveram envolvidos em ajudar o país a superar as metas de vacinação contra o sarampo.
O Rotary é o maior clube de serviço do mundo e a maior bandeira é a erradicação da poliomielite através do programa Polio Plus. Este foi criado em 1985 pela Fundação Rotária e desde então foram investidos 1,5 bilhão de dólares no combate à pólio. Isso levou a redução do número de casos da doença de 350 mil em 1985 para apenas 30 casos em 2018.
“Devido ao êxito que o Rotary está tendo e a sua larga experiência em campanhas de vacinação, fomos os maiores parceiros do Ministério da Saúde também na campanha de vacinação contra o sarampo que é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade”, disse a assessoria do governador do distrito.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS, os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.
Para não deixar essa doença se alastrar os clubes rotários juntamente com Interact Clubs (jovens de 12 a 18 anos), Rotaract Clubs (jovens de 19 a 30 anos) e Casa da Amizade (Associação das Senhoras de Rotarianos) do Distrito 4470 realizaram ações em várias cidades.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Participantes do Projeto “Viver Bem” farão trilha na cascalheira 

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Os participantes do Projeto “Viver Bem” terão a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *