CHEGADA - Novas doses de vacinas contra a covid-19 chegam hoje em Araçatuba

Região recebe mais vacinas hoje; governo divulga imunização acima de 55 anos para julho

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O Departamento Regional de Saúde de Araçatuba irá receber uma nova remessa de doses da vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira (20). O carregamento com as doses sairá de São Paulo (SP) no período da manhã e deverá chegar em Araçatuba por volta das 17h.

O governo do estado anunciou que pessoas entre 55 e 59 anos, sem comorbidades, poderão se vacinar a partir de julho.

As novas doses que chegarão a Araçatuba servirão aos 40 municípios da região e distribuição acontecerá a partir de sexta-feira (21). Não foi informada a quantidade de vacinas que serão enviados e nem se serão doses da CoronaVac ou da AstraZeneca.

Todo o trabalho terá o apoio da Polícia Militar. Policiais do 3º Batalhão de Choque farão a escolta das doses e policiais da região escoltarão a distribuição das doses entre os municípios. As doses serão utilizadas para a sequência de campanha de vacinação contra a covid-19.

O governo estadual anunciou novas etapas do cronograma de vacinação para mais grupos nesta quarta-feira (19).

Na próxima sexta-feira (21), tem início no estado a vacinação de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente (BPC) entre 45 e 49 anos. Já a partir do dia 28 de maio, será iniciada a vacinação do público com comorbidades e deficiência permanente entre 40 e 44 anos. A previsão é de imunizar 1,45 milhão de pessoas no estado nestas fases.

De acordo com o estado, a previsão é que em junho seja encerrado o cronograma de vacinação em primeira dose para pessoas com deficiência e comorbidades. Com isso, a partir de julho, terá início a vacinação do público em geral entre 55 e 59 anos, que deve ir de 1º a 20 de julho.

Entre os dias 21 e 31 de julho serão vacinados os professores e profissionais da educação entre 18 e 46 anos, que não foram contemplados na primeira etapa da vacinação deste grupo.

Segundo o estado, para a efetividade do cronograma divulgado para julho, deverá ser enviado o quantitativo suficiente de vacinas pelo Ministério da Saúde para prosseguimento do Plano Estadual de Imunização.

Comorbidades

Pelo Plano Nacional de Imunizações, serão vacinadas as pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos com as seguintes doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Ainda para as pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos, são enquadradas com doenças crônicas: doenças crônicas; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática; e HIV.

Vacinados

Em Araçatuba, foram aplicadas, até está quarta-feira (19), 79.878 doses da vacina contra a covid-19. Foram 52.104 pessoas que tomaram a primeira dose e 27.774 que tomaram a segunda.

O índice de cobertura da primeira dose na cidade é de 26,2%, enquanto na segunda dose esse índice é de 14%.

Em todo o estado, até ontem haviam sido aplicadas 15.171.261 doses da vacina, sendo 10.002.214 moradores do estado vacinados com a primeira dose e 5.169.047 imunizados também com a segunda dose.

O índice de imunizados com a primeira dose no estado é de quase 33%, enquanto cerca de 11% foram vacinados com a segunda dose.

JUNHO – Vacinação do público com comorbidades e deficiência deve ser completada no mês que vem

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba tem forte nevoeiro neste sábado após queda na temperatura

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Araçatuba despertou neste sábado (12) com um forte nevoeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *