INFLUENZA - Vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde da região, campanha vai até julho

Principais municípios da região vacinaram menos de 30% do público contra a gripe

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Os seis principais municípios da área de cobertura do SRC vacinaram menos de 30% do público alvo contra a gripe (Influenza). É o que mostra levantamento feito pelo jornal O LIBERAL REGIONAL junto ao vacinômetro do Ministério da Saúde. O município de Birigui lidera a estatística, com 32,2% do público-alvo vacinado até este sábado.

Ao todo, os municípios de Araçatuba, Andradina, Penápolis, Lins, Birigui e Três Lagoas (MS) possuem uma população alvo da vacina de pouco mais de 250 mil moradores. Destes, pouco mais de 70 mil procuraram os postos de saúde para a imunização.

Isso significa que 28,08% da população destas cidades está vacinada contra a gripe. A cobertura vacinação nas principais cidades da região está abaixo da registrada no estado de São Paulo, de 30,9%, mas acima da registrada no Mato Grosso do Sul, de 25,1%.

Em Birigui, que possui até o momento o maior índice de vacinados, foram 14.110 pessoas imunizadas até ontem, sendo que o público alvo no município é de 43.809 pessoas, uma cobertura de 32,2%. Na sequência aparece Araçatuba, que tem público alvo de 82.803 pessoas e que tem 25.083 vacinados, 30,3% do total.

Em Andradina, o número de vacinados está em 4.810 em um público total de 27.755 pessoas, o que dá um índice de 17,3%, o mais baixo dentre os municípios.

Araçatuba

Faltando 10 dias para o final da segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, menos de 35% dos idosos foram imunizados contra o vírus Influenza em Araçatuba.

Até a última sexta-feira, dos 37.438 idosos acima de 60 anos aptos a tomar a vacina desde o último dia 11 de maio, apenas 12.989 compareceram às unidades de básicas de saúde para a imunização, o que corresponde a 34,6% do público-alvo.

Nesta segunda fase da campanha, que segue até o dia 8 de junho, podem se vacinar os idosos acima de 60 anos e também os professores das redes pública e particular de ensino.

No caso dos professores a cobertura vacinal é um pouco maior do que a dos idosos, mas também é baixa. São 2.155 professores em Araçatuba que já podem receber a vacina, mas apenas 837 já tomaram o imunizante, o que dá 38,8% do total.

Além destes grupos, o público que pertence à primeira fase da campanha também ainda pode ser imunizado. O único deles que passou dos 50% de cobertura em Araçatuba até o momento foram as puérperas, mulheres que tiveram bebês há 45 dias ou menos, com 58,3% de cobertura vacinal. Das 295 mulheres nesta situação em Araçatuba, 172 se imunizaram. Este é o menor dos grupos do público-alvo.

A cobertura em crianças de 6 meses a 6 anos, de trabalhadores da saúde e de gestantes é de menos da metade do público. Entre as crianças, foram 5.802 doses aplicadas. São 12.488 meninos e meninas dentro da idade e que podem ser vacinados, o que significa que pouco mais de 46% deste público já está protegido.

São 1.796 mulheres que estão esperando bebês em Araçatuba e 759 se vacinaram contra a gripe, uma cobertura de cerca de 42%. Já entre os trabalhadores da saúde, 4.281 já tomaram o imunizante da gripe, sendo 8.739 pessoas trabalham na área em Araçatuba, cobertura de 49%.

Terceira fase

Está marcada para o dia 9 de junho o início da terceira fase desta campanha, que vai vacinar profissionais de segurança, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, além de funcionários do sistema carcerário e pessoas privadas de liberdade. Esta fase da vacinação ocorrerá até o dia 9 de julho.

Nacional

Até ontem, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra a gripe estava em 24,5% em todo o país.

Eram 19.599.994 doses aplicadas, enquanto a expectativa do governo federal é imunizar pelo menos 79. 744.770 pessoas em todo o país.

O estado de São Paulo é o que tem o maior número de vacinados contra a gripe. São 5.686.264 paulistas que já tomaram a vacina. No estado a cobertura vacinal é de 30,9%.

Em Mato Grosso do Sul são 1.082.046 vacinados, índice de cobertura de 25,1%.

Foto: Cobertura vacinal contra a gripe

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Prefeitura instala placas com indicações de direção erradas para pontos turísticos de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!Diego Fernandes – ARAÇATUBA Com o objetivo de fazer indicações turísticas, a prefeitura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *