Da Redação – Araçatuba
O Tribunal do Júri de Araçatuba, que fica no Fórum Municipal, condenou Ana Paula das Silva Pinto, a 13 anos, 7 meses e 10 dias de prisão por duas tentativas de homicídio qualificadas, ocorridas em 30 de setembro de 2023. O julgamento foi realizado na última quinta-feira (5).
Ela tentou matar Marcos Henrique Isac e Rogério Donizete de Lemos em um bar no bairro Morada dos Nobres, Zona Sul de Araçatuba.
A sentença foi proferida pelo Juiz de Direito Carlos Gustavo de Souza Miranda, que determinou o cumprimento imediato da pena em regime inicial fechado.
No dia dos fatos, a ré se desentendeu com Marcos, uma das vítimas. Ela havia reclamado por causa do som do estabelecimento e por causa da não venda de bebidas alcoólicas. A mulher deixou o local e, logo depois, voltou com uma pistola calibre 9 milímetros, que estava escondida em suas roupas, e tinha a numeração retirada.
Ela atirou contra Marcos em várias partes do corpo, e um dos tiros acabou ferindo Rogério. Ambos foram atendidos pelo Samu e levados pelo resgate ao pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba e conseguiram sobreviver.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime foi praticado com perigo comum, pelo fato de os disparos terem sido efetuados em local público com grande circulação. Ela também teria utilizado recurso que dificultou a defesa das vítimas.
A condenação ocorreu por duplo homicídio tentado qualificado pelo emprego de meio que resultou perigo comum por ter colocado a vida de outras pessoas em risco, além de ter utilizado recurso de dificultou a defesa das vítimas.
A defesa reconheceu a tentativa de homicídio, mas pediu o afastamento das qualificadoras, o que não ocorreu. Ainda cabe recurso contra a decisão.

