Iniciativas de desenvolvimento econômico local refletem na geração de empregos em Birigui

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A cidade de Birigui foi destaque na geração de empregos na região em junho. Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, divulgados quinta-feira (29), Birigui apresentou saldo positivo de 381 postos de trabalho, representando crescimento de 765,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

As empresas locais contrataram 1.048 trabalhadores e desligaram 667 em junho. Já no primeiro semestre do ano, o município acumulou saldo favorável de 716 empregos, importante melhoria comparada ao ano passado, cujo saldo semestral ficou negativo em 1.967 postos de trabalho.

O resultado positivo do mercado de trabalho em junho ocorreu em todos os grandes setores da economia: indústria, comércio, serviços, construção civil e agropecuária. As informações foram compiladas pelo Observatório de Inteligência Econômica da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

 

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA

Para o prefeito Leandro Maffeis, o resultado do mercado de trabalho em junho sinaliza para a recuperação da economia biriguiense. “Indica também que o trabalho que nosso governo está realizando na área do desenvolvimento econômico está aos poucos trazendo bons resultados para o município”, disse.

“São positivas as expectativas para a economia local nos próximos meses, em que esperamos receber novos investimentos, estimular a abertura de novos empreendimentos e criar o ambiente favorável ao crescimento das empresas atuais, gerando emprego e renda para a nossa população”, completou Maffeis.

Entre as iniciativas para o desenvolvimento econômico local que estão inseridas nas estratégias de trabalho organizadas e lideradas pelo prefeito e materializadas pela equipe da SDE estão: a busca por novos investidores se instalarem no município, o projeto Qualifica Birigui e o Juntos Somos + Fortes.

Destaca-se ainda o PDL (Programa de Desenvolvimento Local) e seus três grupos de trabalho (melhoria do ambiente de negócio, sobrevivência das empresas e qualificação e empreendedorismo); a maior integração e articulação da SDE com as entidades do ecossistema empreendedor; e o trabalho dos Conselhos Municipais da área do desenvolvimento econômico.

Nivaldo Albani, Secretário da SDE, corrobora com as observações positivas do prefeito e com as diretrizes de trabalho da administração, com a definição da importância do planejamento de curto, médio e longo prazo para os avanços e melhorias no campo do desenvolvimento econômico.

O secretário explica que a equipe trabalhou intensivamente na elaboração do PPA (Plano Plurianual) de 2022 a 2025 da secretaria, trazendo inovações no processo, com destaque para a realização de um minucioso e aprofundado diagnóstico da economia local e a participação das entidades do ecossistema empreendedor local, que nortearam a elaboração dos programas e ações da SDE, com foco no desenvolvimento econômico.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Salsaretti deve gerar até 600 empregos diretos com aumento de linha de produção em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!  A empresa Salsaretti, um braço do grupo Predilecta, em Araçatuba, anunciou nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *