ESTRUTURA - Hospital Unimed Araçatuba é um dos mais bem equipados da região noroeste DIVULGAÇÃO

Hospital Unimed Araçatuba completa 20 anos

Compartilhe esta notícia!

Nesta terça-feira, 20 de julho, o Hospital Unimed Araçatuba completa 20 anos, tornando-se uma referência na macrorregião. Apresenta uma estrutura de alto padrão no serviço médico hospitalar, gestão administrativa humanizada, proporcionando aos pacientes a melhorexperiência no atendimento, cuidado e segurança.
“É uma data muito importante para todos os médicos, colaboradores e os beneficiários da Unimed de Araçatuba. Em 20 anos, construímos um centro de excelência que se preocupa em trazer o que há de mais novo em tratamento médico para a população, com tecnologia, qualidade e humanização. Vivemos uma época de muitas inovações em medicina e a Unimed Araçatuba está atenta a todas, oferecendo um Hospital completo”, declara o diretor administrativo do hospital, Dr. Flávio R. Garbelini de Oliveira.
Durante a pandemia de Covid-19, o Hospital Unimed Araçatuba demonstrou que a experiência adquirida ao longo de duas décadas foi fundamental para elaborar um Plano de Contingência, voltado para a gestão dos insumos, organização dos processos, capital humano e resolutividade no tratamento utilizando medicina baseada em evidências.
“Desde o início da pandemia, o nosso papel foi de responsabilidade e transparência. Levamos conteúdos confiáveis para os canais oficias e colocamos à disposição da comunidade um Hospital com profissionais capacitados, equipamentos em número suficiente destinados ao enfrentamento do turbilhão de incertezas, infraestrutura de retaguarda e estoque de medicamentos e insumos para que o beneficiário Unimed tivesse confiança e tranquilidade. O tempo da pandemia de Covid-19 mostrou e ainda mostra isso; ninguém quer adoecer, mas em adoecendo, a vontade de qualquer cidadão da nossa região é ser cuidado no Hospital Unimed Araçatuba. E vamos continuar trabalhando para que aqui ele tenha cada vez mais a assistência que merece”, afirma o presidente da Unimed Araçatuba, Dr. Fabrício Teno C. Braga.

História
Em 2001, a Unimed Araçatuba inaugurou um hospital próprio, o Hospital Unimed Araçatuba, para oferecer ao beneficiário um centro de excelência em saúde. “Ainda na década de 90, os diretores e médicos da cooperativa iniciaram o planejamento de construção para melhorar o atendimento. Lembro de todas as etapas, compra do terreno, construção e contratação. Foi um marco para a cidade na época e fico muito feliz em ver que todo aquele imenso trabalho do início, tendo continuidade e hoje temos aqui um dos melhores hospitais do país”, relembra o gerente administrativo e financeiro da Unimed Araçatuba, Marcos Bacelar.
Inicialmente eram 24 leitos; atualmente o Hospital Unimed Araçatuba é um grande complexo, instalado em uma área construída de mais de 13,5 mil m², que se destaca no setor de tecnologia, inovação e especialidades médicas. São mais de 6 mil pacientes atendidos e 500 cirurgias por mês no hospital.
“Acompanhei o desenvolvimento do Hospital Unimed Araçatuba, sendo referência no cenário da saúde, seguindo a tradição e todas as diretrizes da marca Unimed com uma base sólida e médicos cooperados engajados para cuidar com dedicação e comprometimento dos pacientes”, reitera o superintendente da Unimed Araçatuba, Dr. Antônio Rubens Lima de Castro.
Outro destaque é a capacitação dos 1.019 colaboradores, 357 médicos e 75 profissionais terceirizados. De 2020 a junho de 2021, foram 23.119 horas de treinamentos, workshops e palestras presenciais e on-line registrados pelo setor de Educação Continuada, o que só comprova a preocupação em entregar a mais adequada e excepcional assistência para os beneficiários, tornando as equipes cada vez mais atualizadas com protocolos nacionais e internacionais.

Estrutura hospitalar

Os investimentos na estrutura resultaram em maior comodidade aos beneficiários, sem a necessidade de deslocamento de cidade para encontrar um serviço de qualidade e de alta complexidade. “Com uma estrutura moderna, promovemos as práticas assistenciais mais seguras com o cuidado centrado no paciente, reconhecendo as necessidades deles em primeiro lugar e com eficiência e o acolhimento”, assegura o vice-presidente, o Dr. Rodrigo Protte Pedro.
✓ Mais de 140 leitos;
✓ Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico com salas modernas e de alta tecnologia;
✓ Completo setor de diagnóstico por imagem;
✓ Centro de Terapia Antineoplásica (CTA) para tratamento oncológico pediátrico e adulto;
✓ Hospital Dia com 9 leitos;
✓ Central de Dose Unitária (Farmácia)*
✓ 3 UTIs (Geral, Cardiológica e Pediátrica/Neonatal);
✓ Núcleo de Gestão Intra-Hospitalar (NGI)* com médicos presenciais nas enfermarias;
✓ Radiologia Intervencionista;
✓ Setor de Hemodinâmica para a realização de procedimentos endovascular, cardiológico e
vascular;
✓ Pronto Atendimento 24 horas, equipado com sala de urgência/emergência e inúmeras
especialidades de plantão.
O Hospital Unimed Araçatuba é o único hospital em toda a região a possuir um Núcleo de Gestão Intra-Hospitalar (NGI) e a Central de Dose Unitária (Farmácia), que são reconhecidos não só no Estado de São Paulo, mas no país pelos processos integrados com foco na segurança do paciente.

Gestão da Qualidade

Prezando sempre pela busca da melhoria contínua dos serviços, o Hospital Unimed Araçatuba conta com um sistema de Gestão da Qualidade que desde 2015 registra inúmeras certificações para assegurar a satisfação e o cuidado centrado no paciente.
“A Gestão da Qualidade e a Acreditação orientam os colaboradores e médicos sobre as
melhores práticas que são responsáveis por organizarem o nosso sistema de saúde, impactando positivamente na percepção dos beneficiários e entregando excelentes resultados”, explica o supervisor do setor de Qualidade e Segurança do Paciente, Glauber Ceolin.
Com a auditoria pela Fundação Vanzolini em dezembro de 2020, o Hospital Unimed Araçatuba conquistou pela terceira vez a recertificação da ISO 9001:2015, o que evidenciou a gestão integrada dos processos para oferecer a melhor experiência em atendimento hospitalar, garantindo a segurança do paciente com atendimento humanizado, em busca sempre de melhores resultados.
Agora, o Hospital Unimed Araçatuba se prepara para renovar a Acreditação Nível 3
(Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que será em agosto. A instituição já possui o grau máximo dessa acreditação, sendo a primeira em toda a região a fazer parte de um seleto grupo de hospitais de todo o país (somente 4,6% dos serviços em saúde são acreditados com ONA), e anualmente passa pela auditoria para avaliar a gestão, a qualidade e a segurança da assistência prestada ao paciente.
Reafirmando o trabalho realizado pela prática da sustentabilidade, o Hospital Unimed
Araçatuba também recebeu o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade em 2020 que reconhece as práticas na gestão pelo equilíbrio entre a saúde ambiental, saúde social e saúde econômica.
O objetivo é estimular o consumo consciente, promovendo o desenvolvimento humano, o
engajamento comunitário, as ações sociais e culturais e a transparência com a sociedade.

Projetos

No Hospital Unimed Araçatuba, as ampliações não param. De acordo com a gerente administrativa do Hospital Unimed Araçatuba, Marilena Ninomiya, os projetos previstos para os próximos três anos são a construção da nova Recepção Central, do Pronto Atendimento Infantil, Centro de Hemodiálise e a aquisição de mais um tomógrafo.
“São sonhos que concretizarão com chave de ouro esses 20 anos e que atenderão ainda mais as necessidades dos nossos fiéis beneficiários. Este é um trabalho que reforça ainda mais a confiança no nosso serviço de excelência”, comenta Marilena Ninomiya.
Com os novos espaços, a capacidade para atendimento aumentará cumprindo as exigências técnicas para realizar diversos procedimentos e os pacientes terão mais conforto e acesso às inovações com equipamento modernos, bem como todo o apoio para o tratamento.
“A Unimed Araçatuba acredita no potencial de nossa região há 43 anos e se consolida como Hospital de alta complexidade há 20 anos, permitindo aos colaboradores e os médicos do corpo clínico trabalharem com tecnologia de ponta na área da saúde, celebrando acima de tudo o respeito ao tratamento dos nossos beneficiários”, finaliza o diretor administrativo do hospital, Dr. Flávio R. Garbelini de Oliveira.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Cerca de 150 policiais devem completar ciclo da vacinação contra a covid nesta terça em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Policiais e agentes de segurança que não tomaram a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *