ESTOQUE - Lojista afirma que comércio precisou correr para abastecer estoque de roupas de frio neste ano DIEGO FERNANDES

Frio aquece comércio de agasalhos em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Alguns comerciantes estão comemorando a queda brusca nas temperaturas registrada em Araçatuba durante esta semana. Muitos consumidores notaram que precisam renovar o guarda-roupa para poder aguentar o período mais frio que chegou e as compras foram a solução encontrada. A Associação Comercial de Araçatuba crê em aumento de até 3% na venda de artigos que protegem do frio, como jaquetas, agasalhos e cobertores.

Desde a última segunda-feira, que já registrou temperatura mínima de 13ºC, consumidores foram em busca de produtos para a época, busca que se intensificou com os 8ºC de mínima desta terça. Segundo Carlos Ayumi, proprietário de um estabelecimento especializado na venda de roupas, as vendas aumentaram nesta semana.

“Ajudou bastante as vendas esse friozinho. Aqui em Araçatuba tem que chegar o frio para o povo comprar. Esquentou, para a venda (de roupas de frio). Hoje aumentou as vendas, desde ontem na verdade, aumentou bastante”, comemorou.

O empresário afirmou que comerciantes do setor têm comprado cada vez menos agasalhos junto aos fornecedores. Isso ocorreu por causa da diminuição da intensidade dos períodos mais frios que ocorreu nos anos de 2019 e 2020.

Para este ano, Ayumi se antecipou e já mantinha estoque desde maio, e acabou tendo uma grata surpresa com a queda na temperatura. De acordo com ele, as roupas mais procuradas são peças de moleton, consideradas mais leves. Porém, jaquetas de couro também estão na lista de compras dos consumidores por conta do frio mais intenso desta semana.

“Moletom tem que ter né, no dia a dia, uma calça, uma blusa. Depois os pesados, uma jaqueta mais pesada, uma jaqueta de couro, uma jaqueta de pele dentro. Mas geralmente a gente vende os mais leves”, explicou.

Entidade está otimista

Segundo a Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, a chegada repentina do frio pode significar um aumento de até 3% nas vendas de artigos como blusas de frio, além de cama, mesa e banho.

O gerente da ACIA, Nei Ferracioli, afirma que o araçatubense foi despertado esta semana para uma necessidade que ele nem se lembrava que tinha.

“O araçatubense não está preparado para um frio desse, então toda vez que vem esse clima diferenciado em uma cidade tão quente, é aí que o consumidor vê que ele precisa, comprar uma blusa, comprar um calçado, comprar cama mesa e banho. Quando a temperatura cai, por outro lado, ela aquece as vendas na cidade de Araçatuba”, explicou.

Ferracioli lembrou também que, além das vendas, as cafeterias também passaram a lucrar mais esta semana com o maior consumo de bebidas quentes.

“Com certeza, por esses dias as lojas mais procuradas serão as que tem cama mesa e banho, calçados, confecções, e também as cafeterias, onde você pode tomar um cafezinho, um chocolate quente”, completou.

Previsão

De acordo com site Climatempo, a temperatura mínima em Araçatuba para esta quinta-feira (1) será de 3ºC. O frio deverá continuar com menos intensidade na sexta (2), mas ainda com temperaturas mínimas de apenas um dígito, chegando aos 9ºC.

Veja também

Construtora utiliza reciclador de entulho em obras e entrega edifícios com captação de água da chuva

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A sustentabilidade e a convivência entre o desenvolvimento e o meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *