AMBIENTE - Centro Dia Florescer está instalado no Bairro Ipanema, em Araçatuba

Especialista cria espaço para acolhimento de idosos no período diurno

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O assistente social, pedagogo, psicopedagogo, especialista em gerontologia, Vinícius Sanches, criou o Centro Dia para Idosos Florescer, que é uma modalidade de serviço que recebe idosos para permanência diurna com os objetivos de acolhimento, realização de atividades e integração social. “Nós recebemos idosos que não podem ficar em casa sozinho durante o dia”, disse o especialista, explicando que essa convivência com uma equipe multidisciplinar e pessoas da mesma idade traz inúmeros benefícios para o idoso e para a família.

“Para a família, além da tranquilidade de ter um local onde deixar o idoso durante o dia, enquanto os demais membros trabalham, há uma grande economia, já que deixam de contratar cuidadores ou outros profissionais.  Para os idosos, as vantagens são inúmeras. O convívio social com pessoas da mesma faixa etária permite o estabelecimento de novos vínculos e eles têm a oportunidade de participar de uma série de atividades como arteterapia em grupo, oficina terapêuticas, oficina de culinária, oficina da memória, oficina de musicoterapia, fisioterapia preventiva, atividades físicas, ginástica. Além de ser acompanhado pelos alunos da medicina do Unisalesiano que fazem trabalho de avaliação e acompanhamento semanal”, acrescentou Sanchez, enfatizando que “esses fatores fazem diferença na vida do idoso e inclusive para o aumento da longevidade.

Para o especialista, a ideia de passar um tempo em um centro dia pode provocar uma reação inicial negativa em um idoso. Mas, ao conhecer os seus vários benefícios à sua saúde, os idosos podem mais facilmente abraçar essa ideia e até mesmo se entusiasmarem com essa possibilidade. “Com isso, é natural que um idoso sinta uma melhora em sua autoestima, deixando-o mais motivado e animado para aproveitar com mais entusiasmo os dias da sua vida. Quando uma pessoa recebe atenção e carinho, convive de forma alegre com amigos e colegas e participa de atividades lúdicas e de lazer, certamente tudo isso gera uma perspectiva de vida mais promissora e estimulante, ainda que a pessoa tenha uma idade avançada”, afirmou.

Segundo Vinícius Sanches, todas essas experiências emocionais, que fazem parte da rotina em um centro dia, dão a qualquer ser humano uma visão mais positiva e uma melhor perspectiva de futuro. Elas reforçam a positividade, que todos nós necessitamos.”

“A positividade pode ser considerada um sentimento que controla as nossas emoções e as regulam de forma a amplificar a felicidade. A positividade é um indício de boa qualidade de vida, e é uma condição para um envelhecimento saudável. Uma pessoa positiva certamente está aberta a uma maior longevidade – tal como uma pessoa negativa, do contrário, está mais propensa a dias difíceis em seu horizonte. E isso permite que ele se sinta mais valorizado e integrado à sociedade, sensações que contribuem para a sua longevidade e positividade frente à vida”, afirmou o fundador do Centro Dia Florescer.

Mais informações do Centro Dia para Idosos podem ser obtidas pelo telefone 18-99123-78-90.

Rua: Joaquim Henrique Oliveira, 227 –  Bairro: Ipanema    Cidade: Araçatuba.

http://www.centrodiaflorescer.com.br 

AÇÕES – Diversas atividades são desenvolvidas pelos idosos atendidos no Centro Dia
DIVULGAÇÃO

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *