REFORÇO - Médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da saúde começam a tomar terceira dose dia 4

Dose de reforço da vacina contra a covid será aplicada em profissionais da saúde a partir da próxima semana

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Profissionais de saúde serão os próximos a receber a dose de reforço contra a covid-19. Em anúncio feito nesta quarta-feira, o governo do estado de São Paulo confirmou que profissionais que atuam na rede pública e na rede particular de saúde de todos os municípios paulistas vão receber a terceira dose da vacina contra a covid-19.
O calendário de vacinação destes profissionais será aberto na próxima segunda-feira, dia 4 de outubro. Serão beneficiados cerca de 1 milhão de trabalhadores do setor de saúde que atuam em clínicas, hospitais e ambulatórios.
Profissionais de saúde que tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses, entre fevereiro e março, já estarão aptos a serem vacinados a partir da próxima semana.
Atualmente, em Araçatuba, estão sendo vacinados com a terceira dose os idosos acima de 60 anos que já tomaram a segunda dose há 180 dias e os imunossuprimidos de 18 anos ou mais que completaram o ciclo vacinal há pelo menos 28 dias. O mesmo público também já está sendo vacinado em Birigui.
Pelo calendário do estado de São Paulo, atualmente está sendo vacinado o público de 70 a 79 anos, com o início do público entre 60 e 69 anos na semana que vem.
“Nós vamos iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em São Paulo nos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e nos que trabalham com a saúde aqui no estado de São Paulo. A imunização para esse público começará na segunda-feira, dia 4 de outubro, para reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente no combate à pandemia”, disse João Doria em coletiva, na Capital Paulista.

Vacinados
Em Araçatuba, até a última terça-feira (28), 1.337 pessoas haviam tomado a terceira dose da vacina contra a covid-19, sendo 1.231 doses de Coronavac, 105 da PFizer e uma da AstraZeneca.
Ainda na cidade, 158.814 pessoas tomaram a primeira dose, 110.563 tomaram a segunda e 4.810 receberam a dose única da vacina. 90,85% da população apta a se vacinar recebeu pelo menos uma dose, enquanto 66% já recebeu também a segunda dose ou dose única do imunizante.

Atrasados
A Fundação Oswaldo Cruz lançou nesta quarta-feira (29) o primeiro Boletim VigiVac, que acompanha o cumprimento do esquema vacinal proposto contra a covid-19. Dessa forma, é verificada a efetividade das vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações no Brasil.
Os primeiros resultados, feitos com base nos dados lançados até o dia 15 de setembro, mostram que a taxa de atraso nacional para todas as vacinas é de 11%, sendo de 15% para a Astrazeneca, 33% para a CoronaVac e 1 % para a Pfizer-BioNTech.
A Fiocruz ressalta, no entanto, que a vacinação com o imunizante da Pfizer começou apenas em maio e que a quantidade de indivíduos em possível atraso ainda é pequena.
Para a AstraZeneca e a Pfizer, foram considerados 84 dias de intervalo para a segunda dose, e para a CoronaVac o prazo é 28 dias. O painel leva em conta os indivíduos que tomaram a primeira dose e que ainda não tomaram a segunda. A situação de atraso é caracterizada após 14 dias da data prevista para a segunda injeção.
Em números absolutos, São Paulo está com 1,25 milhão de pessoas que tomaram a primeira dose e não voltaram na data prevista para a segunda.

Dia V
No próximo sábado (2), haverá o “Dia V” de vacinação contra a covid-19. A iniciativa do governo estadual, em parceria com os 645 municípios, tem como objetivo a aplicação da segunda dose da vacina e a atualização dos registros de vacinação na plataforma VaciVida.
“O ‘Dia V’ é uma grande oportunidade para quem está com a segunda dose da vacina atrasada e agora poderá se vacinar. Todas as equipes municipais e estaduais estarão integradas, contribuindo para que o ‘Dia V’ seja um grande sucesso”, afirmou Doria.
Mais de cinco mil pontos de vacinação no estado estarão abertos das 7h às 19h para a aplicação exclusivamente destas doses neste sábado. Araçatuba ainda não divulgou se haverá alguma mudança na sua programação específica para este dia.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *