OBRIGATÓRIO - Pessoas entre 43 e 59 anos seguiam com problemas no agendamento da vacinação

Cadastro para vacinação contra a covid-19 é suspenso em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Estão esgotadas as vagas para a vacinação contra a covid-19 em Araçatuba. O anúncio foi feito no final da tarde desta quinta-feira, em comunicado da secretaria de saúde do município, informando que não há mais doses suficientes para novos agendamentos.

De acordo com a informação, a secretaria barrou novos cadastros no site da prefeitura deste esta quinta-feira por falta de vagas. Segundo a nota, estão agendadas 10.560 pessoas para a vacinação até o próximo dia 3 de julho, sábado da próxima semana.

A pasta espera a chegada de mais vacinas ao município para abrir novamente o cadastro para o público-alvo. Até então, estavam realizando o cadastro pessoas de 43 a 59 anos, além de lactantes e outros grupos prioritários.

Os idosos acima de 60 anos, bem como as gestantes e puérperas são os únicos grupos que podem comparecer aos pontos de vacinação sem prévio agendamento.

Os pontos de vacinação em Araçatuba são o Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova, Paróquia São Paulo Apóstolo e o drive-thru do Núcleo de Gestão Assistencial, todos funcionam das 13h às 19h segunda à sexta.

Na zona rural, o único ponto de vacinação é a Unidade Básica de Saúde do bairro Engenheiro Taveira, que fica aberto das 8h às 19h.

Foram 111.679 vacinas contra a covid-19 aplicadas em Araçatuba até quarta-feira (23). Foram 79.692 de primeira dose e 31.987 em segunda dose.

A cobertura vacinal da primeira dose está em 40,2%, já da segunda está em 16,14%.

Histórico                                           

O agendamento para imunização já provocou alguns problemas aos moradores de Araçatuba, como por exemplo na semana passada, quando o site disponibilizado para o cadastro ficou fora do ar por dois dias na última semana, impedindo que as pessoas de 50 a 59 anos marcassem a vacinação.

O problema foi motivo de diversas reclamações por parte de moradores de Araçatuba. Muitos telefonaram para a redação de O LIBERAL REGIONAL para reclamar também da falta de informações por parte do poder público sobre o cadastro, que passou a ser obrigatório a partir do momento em que foi aberta a imunização para o público abaixo de 60 anos sem comorbidades, sem prévio aviso.

Na oportunidade, a prefeitura justificou o problema pelo fato de estar sendo feita uma troca no servidor do site. Porém, segundo o poder público, a manutenção duraria apenas 12 horas entre terça e quarta, mas acabou durante até o final da tarde de quinta-feira.

O poder público araçatubense não se pronunciou sobre a falta de divulgação da obrigatoriedade do cadastro para esta fase da vacinação.

Requerimento

Nesta semana, o vereador Evandro Molina (PP) protocolou requerimento questionando a prefeitura de Araçatuba sobre os problemas envolvendo o cadastro para vacinação no município.

Ele pergunta o motivo de não ter sido feita nenhuma campanha para divulgar sobre a obrigatoriedade da vacina. Por causa disso, vários moradores se deslocaram até os pontos de vacinação e não conseguiram se imunizar durante os dois dias de pane no site na última semana.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Sistema fotovoltaico não perde eficiência com baixas temperaturas

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Um dos mitos mais propagados sobre a energia solar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *