OBRIGATÓRIO - Pessoas entre 43 e 59 anos seguiam com problemas no agendamento da vacinação

Cadastro para vacinação contra a covid-19 é suspenso em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Estão esgotadas as vagas para a vacinação contra a covid-19 em Araçatuba. O anúncio foi feito no final da tarde desta quinta-feira, em comunicado da secretaria de saúde do município, informando que não há mais doses suficientes para novos agendamentos.

De acordo com a informação, a secretaria barrou novos cadastros no site da prefeitura deste esta quinta-feira por falta de vagas. Segundo a nota, estão agendadas 10.560 pessoas para a vacinação até o próximo dia 3 de julho, sábado da próxima semana.

A pasta espera a chegada de mais vacinas ao município para abrir novamente o cadastro para o público-alvo. Até então, estavam realizando o cadastro pessoas de 43 a 59 anos, além de lactantes e outros grupos prioritários.

Os idosos acima de 60 anos, bem como as gestantes e puérperas são os únicos grupos que podem comparecer aos pontos de vacinação sem prévio agendamento.

Os pontos de vacinação em Araçatuba são o Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova, Paróquia São Paulo Apóstolo e o drive-thru do Núcleo de Gestão Assistencial, todos funcionam das 13h às 19h segunda à sexta.

Na zona rural, o único ponto de vacinação é a Unidade Básica de Saúde do bairro Engenheiro Taveira, que fica aberto das 8h às 19h.

Foram 111.679 vacinas contra a covid-19 aplicadas em Araçatuba até quarta-feira (23). Foram 79.692 de primeira dose e 31.987 em segunda dose.

A cobertura vacinal da primeira dose está em 40,2%, já da segunda está em 16,14%.

Histórico                                           

O agendamento para imunização já provocou alguns problemas aos moradores de Araçatuba, como por exemplo na semana passada, quando o site disponibilizado para o cadastro ficou fora do ar por dois dias na última semana, impedindo que as pessoas de 50 a 59 anos marcassem a vacinação.

O problema foi motivo de diversas reclamações por parte de moradores de Araçatuba. Muitos telefonaram para a redação de O LIBERAL REGIONAL para reclamar também da falta de informações por parte do poder público sobre o cadastro, que passou a ser obrigatório a partir do momento em que foi aberta a imunização para o público abaixo de 60 anos sem comorbidades, sem prévio aviso.

Na oportunidade, a prefeitura justificou o problema pelo fato de estar sendo feita uma troca no servidor do site. Porém, segundo o poder público, a manutenção duraria apenas 12 horas entre terça e quarta, mas acabou durante até o final da tarde de quinta-feira.

O poder público araçatubense não se pronunciou sobre a falta de divulgação da obrigatoriedade do cadastro para esta fase da vacinação.

Requerimento

Nesta semana, o vereador Evandro Molina (PP) protocolou requerimento questionando a prefeitura de Araçatuba sobre os problemas envolvendo o cadastro para vacinação no município.

Ele pergunta o motivo de não ter sido feita nenhuma campanha para divulgar sobre a obrigatoriedade da vacina. Por causa disso, vários moradores se deslocaram até os pontos de vacinação e não conseguiram se imunizar durante os dois dias de pane no site na última semana.

 

 

Veja também

Construção da nova feira representa mais segurança e aumento nas vendas, relatam feirantes

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Muito além de um novo prédio, a inauguração da Feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *