Da Redação – Araçatuba
A cidade de Araçatuba não registrou mortes no trânsito no mês de janeiro de 2026. Os dados do Infosiga, plataforma de estatísticas gerenciada pelo Detran-SP, divulgado nesta semana, apontam que, apesar de ter registrado 55 acidentes de trânsito no primeiro mês do ano, Araçatuba passou o período sem registrar nenhuma morte relacionada ao trânsito.
De acordo com os dados, houve um aumento no número de acidentes em relação a dezembro. Foram 55 acidentes em janeiro contra 48 em dezembro, sendo que em nenhum dos dois meses houve registro de mortes.
Em Birigui também não houve registro de mortes no trânsito. No mês de dezembro havia tido um caso fatal. Na cidade, foram 34 acidentes registrados, porém, sem casos fatais.
Já na região, foram registradas 6 mortes, com 3 envolvendo ocupantes de automóveis e 2 condutores de motociclistas. A outra vítima fatal não foi especificada. O número é o dobro do registrado em dezembro, quando foram 3 mortes. Ao todo, foram 184 acidentes registrados no mês de janeiro na região.
Estado
O Estado de São Paulo registrou queda de 11,2% no número de mortes no trânsito em janeiro deste ano, segundo dados do Infosiga. Foram 420 óbitos, contra 473 em janeiro de 2025. Além da queda nas ocorrências fatais, houve redução nos sinistros com vítimas não fatais, de 3,1% na mesma comparação (7.390 registros, contra 7.626 em janeiro de 2025).
Todos os modais apresentaram redução de ocorrências fatais no trânsito paulista em janeiro deste ano. A maior redução de óbitos aconteceu justamente entre os ciclistas: 19 óbitos, contra 32 em janeiro de 2025, uma redução de 40,6%.
Entre os ocupantes de automóveis, houve redução de 13,8% nas mortes: 94, contra 109 no mesmo mês de 2025. Os atropelamentos fatais de pedestres também recuaram no mês passado, quando foram registradas 88 ocorrências, contra 94 no primeiro mês do ano passado (queda de 6,4%). Inclusive, esse foi o mês com menor ocorrência de óbitos de pedestres no trânsito paulista desde março de 2024.
Até mesmo em relação aos motociclistas, um dos modais frequentemente mais críticos em relação às ocorrências de trânsito no Estado, houve queda nos óbitos: foram 191 em janeiro último, contra 205 no mês de janeiro anterior (menos 6,8%),
Os índices positivos, de decréscimo nas ocorrências, se mantiveram também tanto na análise dos registros em vias urbanas quanto em rodovias do Estado. Nas cidades paulistas, a queda nos óbitos foi de 5,8%, na comparação com o primeiro mês de 2025. A redução foi ainda maior em relação às mortes nas estradas: menos 21,4% registros no último mês, frente aos números de janeiro de 2025.

