Home Cidades Araçatuba 190 alunos de Medicina participam de Teste de Progresso da Abem

190 alunos de Medicina participam de Teste de Progresso da Abem

5 tempo de leitura
0
0
50

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O Teste de Progresso (TP) da Abem (Associação Brasileira de Ensino Médico) foi aplicado aos 190 alunos das três turmas do curso de Medicina do Unisalesiano, na tarde desta quinta-feira (26).
De acordo com o coordenador do curso de Medicina, doutor Antônio Henrique Poletto, é o primeiro ano que o TP é aplicado no Unisalesiano. “Além de ser uma ferramenta métrica muito importante para o aluno e para a Instituição, esse teste agrega muita credibilidade”, afirmou.
O TP tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso assim como aspectos do próprio curso de graduação. É constituído de uma prova seriada, que avalia se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo.
Entidades como o CFM (Conselho Federal de Medicina) já apoiaram e recomendaram que as escolas realizem o Teste do Progresso como uma das avaliações do curso e do estudante, reforçando assim que o TP é importante para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e do curso.
Além disso, importantes Hospitais de Ensino do país têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades que recebem pontuação na análise do curriculum vitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica.

PROVA
A prova é constituída de 120 questões de múltipla escolha, elaboradas com base na prática clínica, visando a problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão).
As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento: ciências básicas, ciências clínicas (Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Tocoginecologia e Cirurgia) e ciências do comportamento/comunicação (Ética Médica e Humanidades).
A estudante da 2º turma de Medicina do UniSALESIANO, Emanuela Alves Ferreira, participou do TP e diz ter sido uma ótima oportunidade para treinamento, além de uma grande experiência. “Mesmo em uma fase ainda inicial do curso, esse teste acaba nos capacitando para o futuro”, contou a acadêmica, que precisou apelar para um preparo psicológico antes de resolver as questões.
“Mesmo não tendo vínculos, no momento, acabo me pressionando por ser algo que vai avaliar meu conhecimento.” O resultado do texto deverá ser divulgado a cada aluno participante dentro de aproximadamente 15 dias.

HISTÓRIA
O Teste de Progresso foi introduzido nos cursos de Medicina na década de 1970, pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht.

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…