Home Cidades Araçatuba Região de Araçatuba deve marcar máximas de até 45ºC nesta semana

Região de Araçatuba deve marcar máximas de até 45ºC nesta semana

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O calor seguirá forte ao longo desta semana na região de Araçatuba. Os termômetros devem atingir os 45ºC segundo o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, e o Climatempo. Além disso, o Inmet também emitiu dois alertas, um deles para as altas temperaturas e outro para a baixa umidade relativa do ar.

De acordo com o Inmet, o município de Valparaíso, na região de Araçatuba, deverá marcar amanhã, dia 7 de outubro, temperatura mínima de 28ºC e máxima de 45ºC, o que seria a mais alta temperatura na região em muito tempo.

O Instituto também faz o alerta para a forte onda de calor que atingirá esta semana todo o centro-oeste do estado de São Paulo e a faixa sul do estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Inmet, as temperaturas ficarão pelo menos 5ºC acima da media por um período de até 5 dias.

Em relação à umidade relativa do ar, o alerta é válido para hoje, com índice entre 12% e 20%, o que ocasiona um maior risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60% e 80%.

As instruções do Instituto é para que os moradores das regiões afetadas, como é o caso de Araçatuba e Andradina, se hidratem, evitem praticar atividades físicas ao ar livre durante o dia, evitar também qualquer tipo de exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e, se possível, usar hidratante para a pele, protetor solar, além de umidificadores de ambiente.

Araçatuba

A mesma temperatura máxima está prevista para Araçatuba no próximo sábado, dia 10, pelo site Climatempo. Para este dia, o site prevê mínima de 27ºC e máxima de 45ºC. Não há qualquer previsão de chuva para esta semana. Para o dia 12 de outubro, a probabilidade de pancadas de chuva no município é de 67%.

Para esta terça-feira, dia 6, a previsão de mínima é de 22ºC e a máxima de 41ºC. Apesar da previsão do aparecimento de algumas nuvens ao longo do dia, não há possibilidades de chuva.

Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que, entre hoje (6) e domingo (11), persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, de calor severo, com o pico entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9).

Nas regiões de Araçatuba, Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos, a sensação tende a ultrapassar os 45°C, com diminuição da umidade e piora na qualidade do ar.

A Defesa Civil alerta para a importância da economia de água neste período. A contribuição da população pode ser feita adotando medidas simples como evitar banhos demorados, além evitar lavar quintais e calçadas.

QUENTE – Reprodução do site Climatempo nesta segunda-feira com a previsão de máxima de 45ºC no sábado em Araçatuba
INMET – Instituto prevê temperatura máxima de 45ºC em Valparaíso nesta quarta-feira

Compartilhe esta notícia!