Home Cidades Araçatuba Samar alerta sobre o aumento do consumo de água e baixo nível do Baguaçu

Samar alerta sobre o aumento do consumo de água e baixo nível do Baguaçu

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A GS Inima Samar faz um apelo à população de Araçatuba para que economize no consumo de água e a utilize de maneira racional durante esse período de seca prolongada e temperaturas diárias acima dos 40 graus. Por causa do forte calor, o consumo de água aumentou em 8% em setembro, o que representa mais 104 milhões de litros em relação ao mês de agosto.

A principal preocupação é com o Ribeirão Baguaçu, que abastece 70 bairros de Araçatuba, onde estão situados cerca de 50 mil imóveis e vivem mais de 120 mil pessoas. O nível do ribeirão está baixando a cada dia e pode prejudicar a captação da água para tratamento nas duas estações do sistema Baguaçu, que ficam dentro da própria sede da GS Inima Samar.

Por causa do alto consumo, também a produção da água tratada teve um aumento de 11% em setembro, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram tratados e distribuídos 1 milhão e 244 mil metros cúbicos de água nas duas estações da complexo Baguaçu.

O consumo por habitante/dia aumentou de 221 litros no mês de agosto para 239 litros no mês de setembro. Indicador bem acima da média nacional, que é de 154 litros por pessoa ao dia.

Além do abastecimento com água do Ribeirão Baguaçu, Araçatuba também conta com a água do Rio Tietê e três poços profundos, que abastecem mais de 70 bairros e cerca de 80 mil habitantes.

Essa diversidade de mananciais faz com que Araçatuba não precise interromper o abastecimento em determinados períodos do dia, como está ocorrendo em outras cidades da região, mas a GS Inima SAMAR faz um alerta à população para que economize no consumo, evitando assim medidas mais drásticas até a chegada do período de chuvas.

 

 

Dicas para economizar água em sua casa:

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar esse recurso, e sim repensar suas formas de uso.  Evite o desperdício e reduza o consumo sempre que possível com algumas dicas abaixo.

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Essas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

 

  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a higienização do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro pode ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

 

  • Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.

 

  • Use a vassoura para limpar quintal e calçada – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

 

  • Para manter seu carro limpo, prefira o uso de balde e um pano, com isso seu você economia na despesa com a água para aproveitar no seu lazer.

 

  • Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um furo de 2 mm em um cano de uma única residência pode desperdiçar até 3.200 litros de água por dia.

 

  • Lave a roupa com menos frequência. Junte mais quantidade e lave tudo de uma só vez. Você também pode fazer o reuso dessa água para limpeza de quintais, calçadas e rega de plantas.

 

  • Converse com seus vizinhos sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso e essencial.
ABUNDANTE – Foto feita em março mostra o ribeirão no nível normal

Compartilhe esta notícia!