Home Cidades Araçatuba Altas temperaturas aumentam o consumo de sorvetes em Araçatuba

Altas temperaturas aumentam o consumo de sorvetes em Araçatuba

9 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O calor escaldante que tem feito em Araçatuba nas últimas semanas tem provocado uma corrida da população às sorveterias da cidade. Que estão comemorando o crescimento na movimentação e recuperando as perdas que foram sentidas durante o período mais rígido da pandemia.

No começo da tarde de ontem, ainda por ser o segundo dia do mês, o calçadão de Araçatuba apresentava um movimento relativamente baixo de consumidores, que costumam frequentar mais o local a partir do quinto útil, após o pagamento. Mesmo assim, as sorveterias do local apresentavam bom movimento pouco depois do meio-dia. Uma delas, localizada na Marechal Deodoro, mantinha um fluxo de clientes tão intenso que, mesmo em um horário útil, mantinha quase todas as suas mesas cheias.

Em outra sorveteria do local, na Princesa Isabel, o movimento também era bom. A nossa reportagem observou as saídas durante alguns minutos e notou que o milk shake e a famosa casquinha eram as modalidades com maior saída no local.

70% de crescimento nos negócios

Com a venda de sorvetes em alta, a produção precisa ser intensificada e, por causa disso, quem fornece matéria-prima para a fabricação do produto também está comemorando as temperaturas máximas chegando a mais de 40ºC na cidade, já que isto representa uma procura maior dos donos de sorveterias.

De acordo com Onassir Leal, que é gerente da Sorvemix, que fornece insumos para a fabricação de sorvetes, o seu negócio teve um crescimento de 70% nas vendas nas últimas semanas. Ele conta que o aumento foi tanto que a carga de trabalho passou a ser muito mais intensa.

“Deu uma demanda muito grande aqui em Araçatuba a respeito de produto de sorvete, a gente está quase ficando doido aqui de tanto trabalhar. Sorveteiro está vindo desesperado aqui atrás de mercadoria, está produzindo bastante graças a Deus. Não está nem bom, está ótimo. Com certeza deve ter aumentado mais ou menos uns 70% de venda”, disse.

Leal afirmou que chega a faltar produtos para a demanda de clientes. O leite, por exemplo, tem sido artigo de luxo para os fornecedores e fabricantes de sorvete de Araçatuba, segundo ele.

“A única coisa que está faltando, a gente não está tendo como achar é o leite, por causa desta seca, mas de vez em quando chega um pouquinho aqui e a gente está dividindo bem para os clientes para ninguém ficar sem trabalhar”, disse ele, que afirmou ainda que está precisando limitar a compra para dar conta de atender a todos. “A gente costuma pedir uma quantidade de 30 sacos, aí vem 15, e a gente está colocando limite para o cliente, dois sacos pra um, dois pra outro, pra todo mundo trabalhar. Está tendo muita procura, porque a produção do pessoal que faz sorvete aumentou muito. Então, pessoas que estavam acostumadas a comprar um saco de leite para usar durante a semana está comprando dois ou três, aí todo mundo comprando quantidade grande acaba faltando no mercado né”, contou.

São muitos os materiais que tiveram aumento no consumo para a fabricação de sorvetes, como saborizantes, saquinhos para picolé, mescla para sorvete, embalagens, além do leite em pó.

Onassir Leal conta que donos de sorveterias de Araçatuba e da região comentam que já foi possível recuperar as perdas da pandemia e o fluxo de caixa dos estabelecimentos apenas com esse aumento repentino do calor nas últimas semanas.

“O sorveteiro chega aqui na porta e diz que recuperou a pandemia, porque muito estabelecimento ficou fechado né, então a paradeira que deu durante os seis meses de pandemia eles recuperaram em menos de 30 dias. Foi muito boa a recuperação, pessoal que não saía de casa, que não ia pra canto nenhum, resolveu chupar sorvete todo mundo junto, aí a gente melhorou bastante as nossas vendas aqui”, concluiu.

Sorveterias saem ganhando

Quem confirma esse crescimento é o empresário Evandro Ferreira, proprietário de duas unidades da sorveteria Frutalle. Ele comenta que, nos dois locais, o movimento cresceu até 40% nos últimos dias, o que ajudou o estabelecimento a recuperar pelo menos parte das vendas perdidas ao longo do ano.

De acordo com ele, um dos sabores mais procurados é o ninho trufado, que ele conta ser o pedido de um em cada três clientes de sua loja.

“Ah, dá uns 30% a mais, 40% de vendas agora. O carro chefe aqui é o sabor Ninho Trufado, pote e picolé, tem aumentado bastante a procura”, afirmou.

De acordo com a assessoria do Shopping Praça Nova, as sorveterias que ficam no centro de compras também registraram aumento no fluxo de clientes nos últimos dias.

Tempo

Os donos de sorveterias esperam arrecadas ainda mais durante o final de semana. Isto porque, segundo o site Climatempo, a temperatura seguirá alta em Araçatuba no sábado e no domingo.

Para este sábado, está prevista mínima de 24ºC e máxima de 40ºC. Já para o domingo, haverá uma ligeira queda, porém, o calor continuará com mínima de 22ºC e máxima de 38ºC.


Compartilhe esta notícia!