Home Cidades Araçatuba Vicinal de Lourdes ganha faixa para travessia de capivaras 

Vicinal de Lourdes ganha faixa para travessia de capivaras 

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – LOURDES

Uma sinalização diferente está chamando a atenção dos moradores do município de Lourdes, localizado a 60km de Araçatuba. Por conta dos diversos acidentes registrados envolvendo motoristas e capivaras na estrada vicinal Sebastião Pereira de Carvalho, que liga Lourdes a Nova Luzitânia, a prefeitura resolveu inovar e pintar uma faixa na pista para alertar os motoristas que o local é propício para a travessia destes animais.

Chamada de “capifaixa”, a sinalização é semelhante a uma faixa de pedestres, porém foi pintada em amarelo e intercalando duas listras horizontais com desenhos semelhantes às pegadas do animal. A pintura foi feita no começo do mês de setembro e veio acompanhada de uma placa, que alerta os motoristas para que haja redução da velocidade no trecho devido à chance da travessia de capivaras no local.

A ideia foi do departamento de meio ambiente de Lourdes e foi executada pela equipe da prefeitura municipal, através do Programa Município Verde Azul. A coordenadora do programa, Eliane de Souza Vilas Boas, afirmou que foram dois acidentes registrados em 2020 envolvendo capivaras na rodovia e a intenção é preservar, tanto a vida dos animais, quanto a vida dos pedestres que passam pelo local.

“Tinha muitos relatos de mortes de capivaras naquela região. No período de estiagem, elas costumam atravessar a via em busca de alimento. É uma estrada muito movimentada que dá acesso à zona rural. Foi quando tivemos a ideia de pintar a faixa e colocar placas informando que ali é travessia de animais silvestres”, explicou Elaine.

A coordenador do programa contou que a ideia veio exatamente neste mês de setembro, quando a região está registrando um período muito longo de estiagem e, geralmente, as capivaras costumam atravessar a via em busca de alimentos em uma mata próxima a um açude no local. A travessia costuma ser feita no período noturno, quando há uma pior visibilidade no local.

Elaine conta que nas primeiras semanas de instalação da “capifaixa” na vicinal, o resultado foi positivo, já que muitos motoristas já estão respeitando a sinalização e reduzindo a velocidade na via. A faixa foi pintada no último dia 3 de setembro.

“O resultado foi muito positivo. As pessoas ficam curiosas e estão reduzindo a velocidade. O resultado está cada vez melhor”, completou Elaine.

Além da “capifaixa”, a prefeitura de Lourdes instalou também uma ponte para travessia de macacos em outros pontos da pista. No local também há placas de sinalização informando sobre a diminuição da velocidade e o objetivo é evitar acidentes com os animais existentes na área.

Três Lagoas

Medida semelhante já havia sido tomada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. No começo deste ano, a prefeitura municipal havia pintado três “capifaixas” no entorno da Lagoa Maior como forma de aumentar a atenção dos motoristas pela presença de capivaras no local.

São cerca de 130 animais da espécie que vivem no local e no ano passado foram registrados 15 acidentes envolvendo as capivaras e os motoristas.

Segundo o secretário de meio ambiente de Três Lagoas, Toniel Fernandes, disse na época, o objetivo foi reduzir ou zerar o número de acidentes no local.


Compartilhe esta notícia!