Home Cidades Araçatuba Parquinho com brinquedo para cadeirante foi instalado na praça Dr. Gama

Parquinho com brinquedo para cadeirante foi instalado na praça Dr. Gama

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Prefeitura de Birigui está em andamento com a instalação de brinquedos para o público infantil, os chamados popularmente de parquinhos, em vários pontos do município.

Desde o início de setembro a administração está realizando a instalação dos equipamentos. Os trabalhos estão sendo feitos por três secretarias da prefeitura: Esportes, Serviços Públicos e Obras.

Inédito em Birigui, a praça Dr. Gama ganhou dois brinquedos para cadeirantes: um gira-gira e um balanço foram adaptados para atender esse público. Neles, o cadeirante poderá interagir com os não cadeirantes.

A instalação dos brinquedos, segundo a Prefeitura de Birigui, visa aumentar ações de inclusão no município.

“Os brinquedos na praça Dr. Gama irão proporcionar uma socialização de crianças com e sem deficiência, a oportunidade de uma terapia ao ar livre e o lazer aos que utilizam o local”, comentou o secretário adjunto de Esportes e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), Antônio Carlos Branquinho Estábile.

Segundo Branquinho, a prática de atividades de lazer por cadeirantes proporciona não somente sua inclusão, mas condições para seu desenvolvimento e melhorias em termos físicos e psicológicos.

“Pode ser apenas um brinquedo, porém ele oferece efeitos em sua saúde e em seu bem-estar. Estudos mostram que atividades de lazer para os cadeirantes beneficiam tanto seu físico quanto seus aspectos psicológicos”, frisou.

De acordo com censo realizado pelo Comude, Birigui conta com 41 cadeirantes. O Comude é um órgão vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece total atenção para este público.

 

PONTOS

Além da praça Dr. Gama, já ganharam brinquedos o Parque do Povo, uma área verde do bairro Eurico Caetano e em um espaço ao lado da UBS do bairro Colinas. Nos próximos dias ganharão parquinhos os bairros Jardim do Trevo e João Crevelaro.

Além dos parquinhos para o público infantil, a Prefeitura de Birigui irá instalar academia ao ar livre para o público adulto. As academias serão instaladas ao lado dos parquinhos, podendo reunir pais e filhos em um mesmo ambiente.

“A meta é reunir a família em um mesmo ambiente, oferecendo opções de lazer, entretenimento e a prática de atividades saudáveis aos moradores de Birigui”, completou Branquinho Estábile.


Compartilhe esta notícia!