Home Cidades Araçatuba Primavera deverá ser mais quente e mais seca, afirma climatologista

Primavera deverá ser mais quente e mais seca, afirma climatologista

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

VÍTOR MORETTI

O inverno seco se despede e abre espaço para a primavera nesta terça-feira (22). Mas, para quem está aguardando a notícia da tão esperada chuva, talvez ficará um pouco desapontado. É que essa estação deverá ser mais quente e seca do que nos últimos anos. Por isso, a baixa umidade relativa do ar deverá perdurar por mais alguns dias.

 

O tempo mudou do fim de semana para cá. O tempo deverá ficar nublado durante todo o dia de hoje, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mesmo assim, a quantidade será bem pequena, cerca de dez milímetros. A temperatura deve cair, podendo atingir a máxima de 26°C e mínima de 17°C. Já na quarta-feira (23), o Sol volta a aparecer e os termômetros sobem novamente até o fim da semana com mais calor.

 

PRIMAVERA QUENTE E SECA

 

Em entrevista ao O LIBERAL REGIONAL, o climatologista Vagner Camarini destacou que a estação deverá ser mais quente e seca. A média da temperatura deverá ficar em torno de 37°C e 38°C. Isso pode ser explicado pelo fenômeno La Niña, que poderá ocorrer em novembro.

 

“Temos essa previsão de que o La Niña ocorra em novembro, mas não podemos precisar ao certo se deverá acontecer e quando, é muito imprevisível. Mas, quando acontece há o resfriamento das águas do Oceano Pacífico e mais chuva no Norte e Nordeste do Brasil e menos no Sul e Sudeste”.

 

Caso o La Niña se concretize, a previsão é de que aconteça um período de estiagem de 15 a 20 dias em novembro. “Já estamos em um período de seca muito longo e mais esses dias de estiagem em novembro, com uma temperatura muito alta, a situação deverá ficar ainda pior”, avaliou.

 

A tendência, segundo o climatologista, é de que as chuvas se regularizem apenas após esse período. Antes disso deverão ocorrer pancadas de chuva isoladas. “Poderá chover bastante em determinada região e muito pouca em outras”, concluiu.

A próxima previsão de chuva na região de Araçatuba é no começo de outubro, mas a tendência ainda está muito baixa, com cerca de 30% de probabilidade.


Compartilhe esta notícia!