Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com organização, distanciamento e atendimentos apenas para pessoas agendadas previamente, o Poupatempo de Araçatuba reiniciou as suas atividades presenciais nesta quarta-feira (15) após praticamente seis meses de paralisação. A unidade, assim como todas as 75 do estado de São Paulo, foi fechada em março pelo governo estadual por causa da pandemia, e voltou ontem a atender ao público, mas sem aglomerações e com apenas 30% de sua capacidade.

Em agosto, o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, havia dito em entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL que seria necessária uma grande readequação nos espaços das unidades para que o atendimento pudesse ser retomado. Ao menos no primeiro dia de trabalhos do “novo normal”, os protocolos foram seguidos à risca.

A partir desta reabertura, os postos do Poupatempo estão incorporando também os atendimentos do Detran SP, bem como emissão de Carteira Nacional de Habilitação, além de serviços com relação a veículos e infrações de trânsito. A prioridade, neste primeiro momento, está sendo para primeira emissão de CNH e RG. Para atendimento presencial, os agendamentos estão sendo feitos pela internet no poupatempo.sp.gov.br.

Ontem, a reportagem esteve na unidade do serviço em Araçatuba no período da tarde. A fila dos agendados foi demarcada do lado de fora da unidade, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m. Na entrada, há um tapete sanitizante, para descontaminação dos pés. Todos os atendidos estavam utilizando máscara, bem como os funcionários do equipamento.

O horário agendado está sendo cumprido e o tempo de atendimento dentro da unidade está sendo de aproximadamente 30 minutos. Um membro da equipe do jornal foi até o local na tarde de ontem para renovar a CNH e tinha seu atendimento agendado para as 15h.

Às 14h57 ele adentrou à unidade e recebeu a primeira senha de atendimento para os guichês do Detran-SP. Dois idosos, que possuem atendimento preferencial, foram atendidos em sua frente e logo depois ele pode acionar o guichê. Todas as baias estavam sendo higienizadas a cada atendimento, como forma de segurança. Havia também demarcações no chão para espera e nos bancos, indicando onde os usuários deveriam se sentar, para evitar aglomeração.

O procedimento a partir do atendimento, até a realização dos exames de vista, pagamento no guichê do Banco do Brasil da unidade, e conclusão do processo, durou aproximadamente 20 minutos.

Todo o atendimento está ocorrendo das 9h às 17h e precisa obrigatoriamente ser agendado pela internet. De acordo com Murilo Macedo, da Prodesp, 50% dos serviços realizados pelo Poupatempo já são feitos on line, bem como 70% dos serviços do Detran-SP.

Além da agência de Araçatuba, o Poupatempo de Birigui também voltou a ter atendimento presencial nesta quarta-feira com os mesmos procedimentos. Outras cidades do estado como Guaratinguetá, Itapetininga, Jundiaí, Itu, Lençóis Paulista, Ourinhos, Salto, Votuporanga e Taubaté também reabriram suas unidades.

As unidades, porém, ainda seguem incentivando aos usuários para que utilizem os canais remotos de atendimento. Atualmente, mais de 80 serviços podem ser realizados online, com agilidade e conforto, sem a necessidade de sair de casa. A intenção do estado é que, até o final do ano, cerca de 200 serviços diferentes já estejam disponíveis de forma remota.


Compartilhe esta notícia!