Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Após mais de 6 meses fechado por conta da pandemia de covid-19, um dos cinemas de Araçatuba voltou às atividades nesta terça-feira. O Cineflix, que funciona no Shopping Praça Nova, reativou as suas sessões na tarde de ontem.

Com sete filmes em cartaz, as salas de cinema voltaram a funcionar com 40% da capacidade do local, respeitando o distanciamento entre espectadores. Além disso, funcionários do local estão atendendo aos clientes tanto na bomboniere – local que vende pipocas, doces e refrigerantes -, como na porta e no interior das salas, utilizando máscara. Para a compra de ingressos e de produtos, os consumidores estão tendo que respeitar o distanciamento na fila.

A primeira sessão foi aberta às 13h50 e teve o filme de animação da Disney “Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica”, que foi lançado em março de 2020 e estava em cartaz quando começou a quarentena mais rígida no estado, no final do mesmo mês, que fechou todas as salas de cinema.

Além deste filme, também estão em cartaz: “Scooby Doo – O Filme”, outra animação lançada no mês de agosto mundialmente e que conta com três sessões; “Fuga de Pretória”, um suspense com Daniel Racliffe (Harry Potter) lançado no último dia 17 e que também está em três sessões; “O Roubo do Século”, produção nacional do gênero comédia que chega somente agora às telonas em três horários distintos; “O Segredo: Ouse Sonhar”, baseado em um best-seller de mesmo nome e que está em sessão única; “A Maldição do Espelho”, terror lançado em março e que chegou ao Brasil com a reabertura dos cinemas e exibição em quatro horários; e “Magnatas do Crime”, um filme de gângster que está em exibição em três períodos diferentes.

Após o término das sessões, funcionários do local estão fazendo a higienização e sanitização dos espaços utilizados pelos clientes, como corrimões, puxadores de portas e superfícies de contato. Por causa disso, as sessões estão acontecendo em um espaço maior de tempo, iniciando antes das 14h e terminando mais cedo, com a última antes das 21h, além de respeitar o protocolo de funcionamento de 8 horas do próprio shopping onde está instalado.

Adequação

Desde a permissão concedida à região de Araçatuba para a volta dos cinemas até a efetiva reativação dos serviços, foram 10 dias. No Shopping Praça Nova os trabalhos de readequação se iniciaram na terça-feira da última semana, com a limpeza de locais e adequação dos espaços à nova realidade de respeitos aos protocolos de saúde e aos decretos municipais e estaduais.

A intenção era para que a reabertura ocorresse até o final de semana, mas a demora na religação do serviço de internet, além da espera maior para a chegada de mercadorias, fez com que a abertura ocorresse apenas nesta semana.

Fase amarela

No dia 5 de setembro, a região de Araçatuba completou 28 dias na fase 3 (amarela), do Plano São Paulo de flexibilização da economia. De acordo com o preconizado pelo Comitê de Contingência da Covid-19, museus, galerias de arte, acervos, bibliotecas, cinemas, teatros, salas de espetáculo, além de outros eventos de entretenimento com o público sentado já estão autorizados a voltar com suas atividades desde então.

As vendas de ingressos para eventos como o cinema, por exemplo, devem acontecer preferencialmente de forma on line, porém, é permitida também a venda de forma presencial, desde que se organizem filas com distanciamento de pelo menos 1,5m entre os consumidores.

A capacidade permitida para estas atividades, incluindo as sessões de cinema, é de 40% do público, assim como já ocorre com outras atividades reabertas nesta fase e nas anteriores, como comércio, shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza e academias.


Compartilhe esta notícia!