Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Começou ontem e vai até o final do dia de hoje as atividades do mutirão do RG, que está ocorrendo presencialmente nos postos do Poupatempo das cidades de Araçatuba e Birigui.

O trabalho precisa ser agendado previamente pela internet através do site do Poupatempo (Poupatempo.sp.gov.br). O objetivo é atender ao cidadão que precisa do documento com urgência.

O atendimento acontece desde ontem exclusivamente para as pessoas que precisam da carteira de identidade e está acontecendo antes da reabertura das unidades. É obrigatório fazer o agendamento pela internet antes de comparecer aos locais, para evitar aglomerações.

Após o morador das duas cidades fazer o agendamento pela internet, é necessário que ele compareça até o Poupatempo – que em Araçatuba fica na Rua Tenente Alcides Theodoro dos Santos, número 70, no bairro Aviação; e em Birigui fica na Avenida Youssef Ismail Mansour, 555, no bairro Alto do Silvares – portanto a certidão de nascimento ou certidão de casamento original e cópia simples. Se a pessoa já possuir uma primeira versão do RG, ela pode comparecer com este documento, desde que tenha sido emitido dentro do estado.

As crianças e adolescentes menores de 16 anos que forem tirar o RG deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e, igualmente, devem levar um documento de identificação com foto ao local do atendimento presencial.

É necessário que todos estejam utilizando máscaras para o atendimento, além de respeitar o distanciamento preconizado nas áreas das duas unidades.

Antecipação

Apesar de no cronograma inicial de retorno, o Poupatempo ter divulgado a volta da unidade de Birigui no dia 23, a reabertura foi antecipada em uma semana. A capital do calçado infantil, portanto, terá seu posto do Poupatempo reaberto já na próxima quarta-feira, assim como em Araçatuba.

Também foi antecipada a reabertura das unidades localizadas em Lins e Andradina. Previstos para abertura apenas no dia 30, os dois prédios voltarão a funcionar já na próxima semana, dia 23.

Atualmente são 75 postos do Poupatempo espalhados pelo estado, sendo que 50 deles já estão com atendimento presencial. Os últimos serão reabertos nesta semana e na próxima.

O diretor da Prodesp, Murilo Macedo, em entrevista concedida ao jornal O LIBERAL REGIONAL no final de agosto, afirmou que o trabalho de adequações dos locais demandou um certo tempo e por isso os serviços presenciais foram voltando aos poucos nas cidades do estado.

“Essa diferença ela é importante por conta do nosso planejamento para que a gente possa manter todas as medidas sanitárias e requer uma grande organização, uma grande força de trabalho, a implantação de acrílicos nos postos, a sinalização interna, e além do mais, as adequações, nós vivemos agora um novo normal, então você tem que manter o distanciamento, o treinamento de equipes, então é por isso que nós fizemos de forma gradual”, afirmou Macedo em entrevista concedida por telefone à reportagem no mês de agosto.


Compartilhe esta notícia!