Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

No domingo, a cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, foi a cidade mais quente do Brasil, com temperatura de 42,7 graus. Já a região de Araçatuba foi a mais quente do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Canal Clima da Unesp Ilha Solteira – Área de Hidráulica e Irrigação. O Inmet mantém sistema de acompanhamento em Valparaíso e chegou a 38,1 graus. Já na unidade da Unesp, na Fazenda Bonança (Pereira Barreto), a temperatura chegou a 39.7 graus. Em Itapura, cidade à margem do Rio Tietê, a umidade relativa do ar chegou a 14%.

Com o clima seco e altas temperaturas, aumenta o risco de queimadas. O Corpo de Bombeiros já registrou aumento expressivo tanto em número de ocorrências de fogo como em área destruída, comparando-se com o ano passado. Em Castilho, após o incêndio que queimou extensa área na sexta-feira, os moradores passaram o fim de semana com péssima qualidade do ar e muita fuligem. Em determinados horários, o ar também fica comprometido em Araçatuba.

 

 

CHUVA

De acordo com os dados da Unesp, na maioria das cidades da região não chova mais de 10 milímetros há pelo menos 78 dias. Existe previsão de chuva apenas para os dias 21 e 25 deste mês.

 

RESERVATÓRIOS

Devido à crise hídrica de 2014, que comprometeu a navegação e causou sérios problemas de abastecimento e produção, a longa estiagem gera muita apreensão. No entanto, levantamento feito pela reportagem junto ao site do Operador Nacional do Sistema, a situação dos reservatórios está dentro da normalidade e pelo menos por enquanto não há motivo para apreensão. As usinas de Ilha Solteira (Rio Paraná), Três Irmãos e Nova Avanhandava (Rio Tietê) estão operando praticamente na mesma cota (nível) do ano passado, com variações de centímetros. Ilha Solteira no ano passado estava com volume útil de 75,29% e este ano está com 64,71. Já Três Irmãos estava com 74,85% e agora está com 63,40% e Nova Avanhandava estava 88,42% e está com 78,42% neste mesmo período do ano.

Pessoas que navegam no rio, principalmente para pescar, dizem que está baixo. Porém, por enquanto tudo dentro da normalidade para este período do ano.

OS MAIS QUENTES

02 – Dracena – 37,2

03 – Jales – 36,7

04 – Votuporanga – 36,5

05 – Lins – 36,4

07 – Ibitinga – 36,3

08 – Presidente Prudente 36,2

Fonte: Inmet

 


Compartilhe esta notícia!