Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba encerra a semana tendo registrado apenas três mortes por conta da covid-19, número que é 62,5% menor do que o registrado na semana passada, quando 8 pessoas morreram graças a complicações da doença.

O número positivo do município vem de encontro ao preconizado pelo Comitê de Contingência da covid-19 do estado, que coloca a diminuição no número de óbitos como fator preponderante para o avanço de fase no Plano São Paulo. Este dado analisado pelo estado, porém, é regional.

Nesta semana que terminou ontem e que teve dados divulgados pela vigilância epidemiológica entre os dias 8 e 11 de setembro, os únicos dois dias com mortes registradas em Araçatuba foram terça-feira (8) e quinta-feira (10). Na terça-feira foram contabilizadas duas mortes ocorridas no sábado (5) e no domingo (6), sendo que depois a cidade passou três dias sem registrar nenhum óbito, sendo que a última morte ocorreu na quinta.

Ainda há, da semana que passou, três mortes de pacientes que ainda estão sob investigação, a última delas foi comunicada na sexta-feira, de uma mulher de 81 anos.

Enquanto isso, na semana entre 31 de agosto e 4 de setembro, as 8 mortes foram registradas em quase todos os dias da semana, com exceção da sexta-feira, dia 4, que não contabilizou nenhum novo óbito.

Média mensal

Setembro tem, até o presente momento, 8 óbitos de moradores de Araçatuba por causa da covid-19. O número é de 0,66 morte por dia, o que mostra uma tendência de queda em relação aos dois últimos meses de julho e agosto.

Em julho, com 65 mortes, a media mensal foi de 2,09 mortes por dia. Já em agosto este dado abaixou para 1,12 óbitos por dia com o registrou de 35 novos casos.

O índice de setembro é pouca maior que o registrado em junho, quando 19 pessoas faleceram por complicações da doença, representa 0,63 morte por dia.

Letalidade mais baixa e cura maior

O índice de letalidade do vírus em Araçatuba no momento está em 2,3%, que representa as 133 mortes em relação ao número de infectados total, de 5.551 na cidade.

A letalidade está 0,1% mais baixa do que a da semana anterior, quando os, até então, 130 óbitos, representavam 2,4% dos infectados pela covid.

Quanto ao índice de cura, a semana que passou levou Araçatuba para 92% de cura, passando das 5 mil pessoas curadas (5.112). Um pouco acima dos 91,33% de cura registrados na semana passada.

Casos aumentam

O número de casos nesta semana que passou superou o registrado na semana retrasada. Foram 170 novas ocorrências de infecção por covid-19, sendo que na semana anterior foram 153 novos casos, um aumento de aproximadamente 11%.

O dia que potencializou a semana foi quarta-feira. Mesmo sem nenhuma morte registrada, Araçatuba voltou a registrar neste dia mais de 60 casos positivos do novo coronavírus em apenas 24 horas, o que já não ocorria há 3 semanas.

Os dados dos outros dias, porém, mostram que o aumento foi pontual, que já que na terça foram 54 casos somando 4 dias do final de semana prolongado de 7 de setembro, na quinta-feira foram 37 novos infectados, enquanto que a semana se encerrou na sexta-feira com apenas 15 casos confirmados e nenhuma nova morte contabilizada.


Compartilhe esta notícia!