Compartilhe esta notícia!

Importantes serviços para a população de Araçatuba e região devem voltar a funcionar a partir da próxima semana. As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Poupatempo voltarão a funcionar na cidade. O INSS volta a atender presencialmente na segunda-feira, dia 14, enquanto o Poupatempo volta na quarta-feira, dia 16.

No caso do INSS, após alguns adiamentos, os serviços presenciais voltarão a funcionar na segunda, caso não haja alguma mudança. Anteriormente, a reabertura estava prevista para o dia 24 de agosto, porém a data acabou adiada por algumas semanas.

As unidades de todo o Brasil estão com atendimento suspenso desde março, por conta da pandemia de covid-19 e desde então o atendimento ao público está sendo feito exclusivamente de forma remota. Mesmo com a volta dos atendimentos, para não causar aglomerações, os serviços seguirão disponíveis também pela internet.

Os canais “Meu INSS” e “Central 135” seguirão no ar, já que as agências vão funcionar durante 6 horas seguidas, das 7h às 13h, e com atendimento exclusivo para segurados e beneficiários, que terão de fazer agendamento prévio nestes canais.

A nossa reportagem apurou que as agências da região devem voltar a funcionar. Em Araçatuba, agência localizada na rua Floriano Peixoto, na Vila Mendonça; em Birigui, o prédio localizado na avenida João Cernack, próximo à rodoviária; e em Andradina, o espaço na rua Santa Terezinha, no Centro, já estão sendo adequados para a volta do atendimento.

“Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, disse a direção do órgão em comunicado.

Poupatempo

Já o Poupatempo voltará gradualmente na região e as primeiras agências a voltarem serão as de Araçatuba e Birigui. Em Araçatuba, o serviço volta na quarta-feira, dia 16; já em Birigui a reabertura será no dia 23. A agência do Poupatempo de Andradina deve voltar no dia 30, assim como a Lins.

O diretor da Prodesp, Murilo Macedo, em entrevista concedida ao jornal O LIBERAL REGIONAL no final de agosto, afirmou que o trabalho de adequações dos locais demandou um certo tempo e por isso os serviços presenciais estão voltando aos poucos nas cidades do estado.

Nesta semana voltaram a funcionar os postos de Itaquaquecetuba, Piracicaba, Franca, Americana, Rio Claro, Marília, Presidente Prudente, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Araras e Sertãozinho.

A partir desta reabertura, os postos do Poupatempo estão incorporando também os atendimentos do Detran SP, bem como emissão de Carteira Nacional de Habilitação, além de serviços com relação a veículos e infrações de trânsito.

Assim como nas agências do INSS, para ser atendido pessoalmente, é necessário realizar agendamento pela internet, no site Poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital.

Haverá prioridade para primeira emissão de CNH e RG. De acordo com Murilo Macedo, da Prodesp, 50% dos serviços realizados pelo Poupatempo já são feitos on line, bem como 70% dos serviços do Detran-SP. Mais de 200 serviços estão sendo digitalizados pelo Poupatempo.

A agência do Poupatempo em Araçatuba fica na rua Tenete Alcides Thedoro, no bairro Aviação. Em Birigui, o posto fica na avenida Youssef Ismail Mansour, no Alto do Silvares; e em Andradina fica na avenida Barão do Rio Branco, no centro.


Compartilhe esta notícia!