Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba registrou novamente uma queda nos casos de covid-19 na semana que passou em comparação com a anterior. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento feito pela reportagem em cima dos números divulgados pela própria vigilância epidemiológica de Araçatuba nas duas últimas semanas.

Na semana de 31 de agosto a 4 de setembro, que compreende o período de segunda à sexta-feira em que a saúde de Araçatuba divulga os novos dados sobre covid, foram registrados 153 novos casos de covid-19 na cidade. Já na semana de 24 a 28 de agosto foram 177 casos, uma diminuição de 13,5% de uma semana para a outra.

Na quarta e na sexta-feira foram registrados apenas 22 casos em cada dia, sendo o menor número da semana, enquanto na segunda-feira, quando foram contabilizados casos do dia e do final de semana, foram 51 novos diagnósticos positivos, sendo o maior número de infectados.

A media de casos da semana que passou foi de 30,6 casos por dia, menos do que a media de 35,4 casos diários registrada na semana anterior.

Uma morte a mais

Já com relação ao número de mortes, a semana que passou registrou 8 óbitos por conta da covid-19 no município, uma morte a mais do que o registrado uma semana antes. Em ambas as semanas, a cidade passou dias sem registro de óbitos.

Na última semana, não foi registrada nenhuma nova morte na sexta-feira, dia 4, enquanto na semana anterior não houve mortes registradas na segunda-feira, dia 24 de agosto, mesmo contabilizando também os números do final de semana.

Já o dia com o maior número de mortes entre as duas semanas foi na última segunda-feira, dia 31 de agosto, quando foram contabilizadas três mortes entre a própria segunda e o final de semana.

Índice de cura maior

O número de curados registrados em Araçatuba foi menor na semana que passou, porém o índice de pessoas já recuperadas aumentou.

Foram 274 novos casos de cura divulgados na última sexta-feira pela vigilância epidemiológica do município. Foram 426 curados na semana anterior, tendo uma queda de 35,7% no número absoluto.

Porém, a cidade passou de 88,75% para 91,3% de pacientes curados dentre aqueles que pegaram a doença. São 337 pessoas que estão com o vírus ativo na cidade atualmente.

Dados mensais

Somente no mês de setembro, iniciado na última terça-feira, são 102 casos registrados e 5 mortes. O mês que mais registrou casos foi julho, com 1.752 infectados, seguido por junho com 1.645 e agosto com 1.505.

Entre as mortes, julho também ficou na frente com 65 óbitos, com agosto vindo na sequência com 35, e junho logo depois com 19 óbitos.

Com a pandemia ainda mais branda, de janeiro até maio foram registrados 377 casos da doença e apenas 6 mortes no município. O primeiro caso foi registrado em janeiro, outros dois em fevereiro, foram 46 em março – quando foi decretada a quarentena no estado -, 83 em abril e já com os registros das duas primeiras mortes, e 245 em maio com quatro novas mortes.

Dados gerais

Araçatuba tem, até o momento, 5.381 casos positivos de covid, com 130 óbitos e 4.914 pessoas já recuperadas da doença. A cidade fechou a semana com 42 pacientes internados com sintomas mais graves da doença, sendo 16 em unidades de terapia intensiva, com 10 deles fazendo uso de respiradores.


Compartilhe esta notícia!