Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto  realizou nessa quarta-feira a retirada de órgãos de uma paciente que teve morte cerebral constatada terça-feira (1/9) e a família autorizou a doação.

A doadora é uma mulher de 57 anos de Araçatuba que foi internada no dia 21 de agosto em quadro grave após sofrer uma Hemorragia Subaracnóidea (extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnóideo, que tem como causa mais comum a ruptura de um aneurisma).

Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, a paciente não reagiu aos tratamentos e permaneceu em coma. Após exames do protocolo de investigação de morte encefálica o óbito foi constado ontem (1/9) às 18h37. Foram captados fígado, rins e córneas.

A equipe do HB de Rio Preto retirou  o fígado e os rins. As córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Os órgãos serão transplantados em pacientes que estão na fila de transplantes e com compatibilidade com doador. O cruzamento da compatibilidade é realizado pela Central Nacional de Transplantes.

Essa é a 12ª captação de órgãos realizada neste ano pela Santa Casa de Araçatuba.


Compartilhe esta notícia!