Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Depois da florada do ipê-roxo, chegou a vez do ipê-amarelo mudar a paisagem urbana de Araçatuba e cidades da região. A floração do ipê-amarelo ocorre entre os meses de agosto e setembro e chama a atenção das pessoas. Muitas param para fotografias.

A floração dos ipês-amarelos dura, em média, 15 dias. A espécie floresce no inverno e é influenciada pela intensidade da estação. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo.

O amarelo das flores contrasta com a folhagem seca de outras plantas prejudicadas pela longa estiagem e o clima seco. No campo, a vegetação seca evidencia a florada dos ipês. O ipê é uma planta muito resistente. Suporta as altas temperaturas. Por isso se adapta bem ao clima seco de extensa região do Brasil, com predominância nas área de cerrado.

Após a florada do ipê-amarelo, está prevista a floração do rosa e, por último do branco. Esse calendário não é tão rígido. Em Araçatuba, por exemplo, á teve florada do ipê branco.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.

 


Compartilhe esta notícia!