Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O município de Araçatuba registrou uma queda de 38,4% no número de casos de covid-19 na última semana em relação à anterior. Houve também queda de 30% no número de óbitos registrados entre as duas semanas. O levantamento feito pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL baseia-se em números divulgados pela vigilância epidemiológica do município ao longo das duas últimas semanas.

A semana entre os dias 24 e 28 de agosto, que compreende o período de segunda à sexta-feira, quando a saúde do município atualiza os dados sobre o novo coronavírus, apontou que Araçatuba teve 177 novos casos de covid-19 no período. Já na semana anterior, entre 17 e 21 de agosto, o número de casos registrados havia sido de 287. Ou seja, foram 110 casos a menos na semana que passou em relação à anterior.

Na última semana os números foram caindo dia após dia. Na segunda-feira (24) foram 62 casos contabilizando todo o final de semana; na terça foram 45 casos registrados, na quarta o número de novos exames positivos caiu para 32, na quinta pra 23, fechando na sexta com apenas 15 novos casos.

Entre os dias 17 e 21 de agosto já houve mais estabilidade. Nos dias 17, 19 e 20 passou de 60 novos casos, no dia 18 foram 48 e no dia 21 foram 52.

O número de óbitos na última semana também caiu. Foram 7 novas mortes, sendo que na segunda-feira não houve registro de falecimentos por conta da doença, mesmo contabilizando índices de todo o final de semana. Na semana anterior, foram computadas 10 novas mortes, sendo que não houve nenhum dia sem novos óbitos por conta da covid.

Mais curados que novos infectados

Contabilizando as duas semanas, os casos de cura superaram os novos casos de covid-19 em Araçatuba.

Foram 426 curados na semana que passou e outros 537 recuperados na semana anterior, chegando a 967 pessoas livres do coronavírus nas duas semanas, ao passo que foram 464 novos casos de covid no mesmo período, somando os novos registros de infectados do mesmo período.

Agosto tem queda nos índices

Na comparação mensal, agosto tem demonstrado uma tendência de queda na contaminação em Araçatuba em comparação com os dois últimos meses (junho e julho).

Faltando apenas um dia útil de divulgação de dados neste mês, Araçatuba registrou até o momento 1.454 novos casos de covid-19 em agosto, número que é praticamente 17% menor do que o registrado em julho, quando 1.752 pessoas se infectaram com o novo coronavírus. O dado de agosto também é quase 12% menor que o de junho, quando 1.645 pessoas pegaram a doença.

Quanto ao número de mortes, agosto registra até hoje, dia 30, uma diminuição de 50% nos óbitos em relação a julho. Foram 32 mortes neste mês, contra 65 registradas no mês passado, considerado o mês de grande pico da doença.

Dados absolutos

Araçatuba tem até o momento 5.228 infectados e 122 pessoas que faleceram por conta da doença. Números contabilizados desde o início da pandemia, em março.

Considerando a nova estimativa populacional do IBGE, que aponta mais de 198 mil habitantes em Araçatuba, a covid-19 atingiu 2,6% da população do município.

Já o índice de mortalidade da doença ficou em 2,3% dentre os moradores que se infectaram com a doença e de 0,06% da população de um modo geral.


Compartilhe esta notícia!