Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Foi estendido para hoje, quinta-feira, o prazo final de testagem gratuita para hepatite C, que está sendo realizada por alunos do curso de Biomedicina do Unisalesiano em parceria com o Rotary. Na segunda e na terça-feira, a testagem ocorreu no prédio do Rotary, na avenida Saudade; e desde ontem os testes estão sendo feitos no piso superior do Araçatuba Shopping.

Até às 15h de ontem, pouco mais de 100 pessoas haviam sido testadas, de acordo com a professora Alexandra dos Anjos Cassado, que supervisiona os trabalhos junto com a coordenadora do curso de Biomedicina do Unisalesiano Rossana Cabreira Rosa. A meta, porém, é que pelo menos 450 pessoas sejam testadas, número de testes doados pelo Rotary para os trabalhos.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL ficou por 40 minutos no local na tarde de ontem e cerca de 10 pessoas se testaram, sendo que duas tiveram diagnóstico positivo. Não foi o caso de Sebastião Garcia de Oliveira, de 75 anos, que foi com sua esposa ao local para fazer o teste. Ele afirmou que está sempre cuidando de sua saúde.

“Vim fazer o exame de hepatite que eu ouvi, então eu e a mulher já viemos logo para a gente ver o que a gente pode ter ou não ter e graças a Deus eu não tenho. Foi ótimo, fui muito bem atendido”, disse após saber do seu resultado negativo.

Segundo a professora de Alexandra dos Anjos, as pessoas que testaram positivo foram orientadas a procurar as UBSs para a confirmação do resultado e acompanhamento médico.

“Se deu positivo a gente encaminha para a UBS para confirmar esse diagnóstico. A Hepatite C é uma doença crônica que não tem cura e não há vacinação, então essa testagem é extremamente importante para os pacientes”, afirmou Alexandra.

A professora de biomedicina explica que o teste é muito simples e em cerca de 15 minutos a pessoa já tem o resultado.

“Esse teste é muito fácil, muito rápido de ser realizado, até por isso que a gente consegue fazer no ambiente externo do laboratório, é uma punção digital, é um furinho no dedo, e o resultado dele sai entre 5 a 15 minutos, a gente consegue responder imediatamente para o paciente como que foi esse teste”, explicou.

O trabalho de testagem está sendo feito por alunos do último semestre do curso de Biomedicina do Unisalesiano e alunos da Liga de Imunologia do curso, como é o caso de Victor Augusto Moralles Bordim, que afirmou estar satisfeito de participar da ação. Ele avaliou que uma testagem como essa será importante para sua carreira.

“Está sendo ótimo, porque além de ter o contato com o público, como acadêmico eu estou tendo a oportunidade de realizar o teste de imunocromatografia, que será bom para o meu futuro profissional”, avaliou.

O teste de imunocromatografia, citado por Victor, é o teste rápido utilizado para a detecção da hepatite C que está sendo aplicado nas pessoas.

A avaliação tem o seu último dia nesta quinta-feira, das 13h às 18h, no piso superior do Araçatuba Shopping.


Compartilhe esta notícia!