Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Acontece neste sábado em todas o país o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A região de cobertura do SRC contará com postos de vacinação em todas as cidades.

Em Araçatuba, as vacinas estarão disponíveis nas UBS São José, Águas Claras e Atlântico. Na UBS Covid e no Hospital Municipal (antigo Hospital da Mulher) a vacina será disponibilizada em sistema drive-thru. O critério para a escolha desses locais é a vulnerabilidade social e grande número de crianças.

Podem se vacinar crianças acima de 6 meses de idade até adultos menores de 49 anos. Pessoas com 6 meses de idade a 29 anos devem comparecer com carteirinha de vacinação. Nos demais casos, não há necessidade.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

As unidades de saúde citadas estarão abertas das 8h às 17h. Na UBS Covid e no Hospital Municipal não haverá atualização de carteirinha de vacinação.

Até o momento, em Araçatuba, foram vacinadas 632 crianças e adultos até 29 anos, além de outras 1.800 doses aplicadas em adultos na faixa etária de 30 a 49 anos.

Região

Em Andradina, Três Lagoas, Lins, e demais municípios, as vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 17h.

Erradicação

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.

As duas primeiras etapas ocorreram em 2019, com a realização de ações nacionais, em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. E, a segunda etapa, foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos.

A terceira etapa, que ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.


Compartilhe esta notícia!