Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Pela primeira vez desde a implantação do Plano São Paulo de flexibilização da economia por parte do governo estadual, os municípios do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba avançaram para a fase 3 (amarela) do plano, que afrouxa um pouco mais a quarentena e permite abertura de setores da economia como bares, restaurantes, salões de beleza e academias de ginástica, que foram os mais prejudicados no período de pandemia.

O anúncio foi feito pelo governador João Dória (PSDB) e sua equipe, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (7). Esta foi a 10ª atualização do Plano São Paulo. Além de Araçatuba, outras 8 regiões também avançaram para fases menos restritivas, medida que atinge cerca de 15 milhões de paulistas, sendo quase 800 mil na região de Araçatuba.

Excepcionalmente, o governo anunciou que a medida passa a valer já a partir de hoje, sábado. Nas demais atualizações as novas classificações tinham que ser respeitadas pelos municípios a partir da segunda-feira da semana seguinte.

Em Araçatuba, bares, restaurantes e salões de beleza puderam funcionar apenas na primeira semana de junho, quando estes setores foram liberados pela prefeitura e posteriormente fechados após ação do Ministério Público. Já as academias foram abertas por apenas 1 dia no mês de maio, sendo logo fechadas. A princípio, academias poderiam ser abertas apenas na fase 4 (verde), porém a volta dos serviços foi antecipada para a fase amarela.

Nesta nova fase, bares e restaurantes ficam autorizados a reabrir por até 6 horas diárias com limite máximo de funcionamento até às 17h. Caso a região de Araçatuba permaneça na fase amarela por pelo menos 14 dias, o horário de atendimento poderá ser estendido até às 22h. Apenas estabelecimentos que atendem o público ao ar livre ou em lugares arejados poderão retomar o atendimento.

Já os salões de beleza poderão reabrir realizando atendimento com horário agendado e com funcionamento por até 6 horas diárias. Em relação as academias, os serviços poderão voltar a realizar atendimentos com até 30% da capacidade de seus estabelecimentos e, da mesma forma que os demais serviços, por até 6 horas diárias.

O avanço desta fase atinge também as lojas do comércio e shoppings, que ficam autorizadas a aumentar o tempo de funcionamento de 4 para 6 horas diárias. No caso de Araçatuba, o comércio de rua terá este benefício, enquanto os shoppings ficam autorizados a abrir todos os dias pelo menos período que já estão abrindo agora. Na fase laranja, a abertura dos shoppings por 6 horas estava acontecendo apenas de quarta a sábado.

Além disso, todos os estabelecimentos passam a poder atender com até 40% de sua capacidade prevista em alvará, e não mais com apenas 20%.

No caso dos shoppings, segue a restrição de abertura de áreas de lazer, cinemas e praça de alimentação.


Compartilhe esta notícia!