Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Quem não comprou o presente para o Dia dos Pais terá um período para maior para fazê-lo neste sábado. Aproveitando-se do avanço de Araçatuba para a fase amarela do Plano São Paulo, o poder público municipal lançou decreto nesta sexta-feira autorizando a abertura das lojas por 6 horas a partir de hoje.

As lojas poderão abrir das 9h às 15h neste sábado. O gatilho foi aberto pelo governo do estado, já que normalmente o avanço de fase do Plano São Paulo ocorre apenas na semana seguinte ao anúncio, porém, desta vez, por conta do Dia dos Pais, foi aberta esta exceção.

Nesta sexta-feira, antevéspera de Dia dos Pais e o quinto dia útil do mês, quando grande parte dos trabalhadores e aposentados recebem seus respectivos pagamentos, o centro de Araçatuba recebeu um bom público durante a tarde de ontem.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve nos principais locais de compras da cidade e constatou que muitos consumidores buscavam presentes para a data especial comemorada amanhã, enquanto outros faziam compras pessoais. O calçadão de Araçatuba, bem como os corredores comerciais da rua Marcílio Dias e da rua do Fico, foram os locais mais procurados pelos clientes.

Bares, Restaurantes, Salões e Academias abertos

A partir de hoje, ficam liberadas a abertura para consumo local de bares e restaurantes, desde que fechem até às 17h e funcionem apenas por 6 horas diárias. A opção auxilia o consumidor que, porventura, queira almoçar fora de casa com a família no Dia dos Pais neste domingo.

Salões de beleza e academias também estão liberados para funcionar, desde que também funcionem apenas por 6 horas. Não foi estabelecido um horário específico para abertura.

Os bares e restaurantes poderão atender com até 40% de sua capacidade. Já as academias deverão trabalhar com no máximo 30% de sua capacidade. Os salões de beleza deverão realizar atendimentos com hora agendada.

Novos horários

Além deste sábado, Araçatuba terá mudança no horário do comércio a partir de segunda-feira. As lojas de rua do município deverão abrir de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, sendo que aos sábados o horário em vigor de hoje, véspera do Dia dos Pais, será mantido, das 9h às 15h. O mesmo horário será seguido também pelas lojas do Multi Shop, localizado no calçadão da Marechal.

Já os shoppings irão abrir das 15h às 21h de segunda à sexta-feira, sendo que poderão abrir também aos sábados e domingos, porém em horário diferente, das 12h às 18h.

A partir de segunda também seguirão valendo as mudanças aprovadas a partir de hoje para restaurantes, bares, salões de beleza e academias.

Antes de divulgar o decreto, o prefeito Dilador Borges (PSDB) agradeceu à população pelo avanço de fase. “Fica o meu agradecimento e que não percamos as obrigações de higienização e distanciamento. Vamos em busca de estar daqui a 14 dias na fase verde”, afirmou na transmissão diária feita pela internet para falar sobre os casos de covid-19.

Birigui

Em Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) publicou decreto no qual permite que bares, restaurantes e similares abram até às 22h, desde que com funcionamento de até 6h diárias. Também foram liberadas as praças de alimentação em galerias, como a que fica localizada no centro da cidade e a do Hiper Muffato.

A medida já beneficia estabelecimentos que geralmente funcionavam no horário noturno, como barzinhos e lanchonetes da cidade.

Na capital do calçado infantil, o comércio de rua ficará aberto de segunda à sábado das 10h às 16h. O mesmo horário também foi estabelecido para o atendimento em barbearias e salões de beleza. Todos os locais devem respeitar a quantidade de atendimento máxima de 40% de suas respectivas capacidades.

As academias biriguienses não tiveram horário estipulado, mas também devem abrir por seis horas e atendendo até 30% de sua capacidade.

Guararapes

Já em Guararapes, o município publicou decreto ontem autorizando a mudança no horário do comércio a partir de hoje. As lojas na cidade funcionarão das 12h às 18h de segunda à sexta e das 8h às 14h aos sábados, incluindo o dia de hoje.

Salões de beleza e barbearias poderão funcionar no mesmo horário do comércio e com atendimentos agendados.

Diferente de Araçatuba e Birigui, em Guararapes as academias deverão funcionar em horário previamente estipulado no decreto. A abertura será em duas etapas: das 6h às 9h e das 17h às 20h, com a capacidade de 30% no atendimento.


Compartilhe esta notícia!