Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com Araçatuba novamente na fase amarela do Plano São Paulo, os 43 municípios da região poderão ter alguns benefícios caso a classificação se mantenha nas próximas semanas. A reabertura de locais como cinemas, teatros e escolas poderão ocorrer caso os índices de contágio da covid-19 sigam em queda ou controlados.

O primeiro deles é a abertura em horário mais estendido para bares e restaurantes, que a partir de duas semanas da região na fase amarela já ficam autorizados a abrir até 22h. Atualmente, a reabertura pode acontecer somente até às 17h.

Além disso, locais como cinemas, museus, bibliotecas e teatros, além de eventos culturais, podem voltar a acontecer caso a região permaneça por quatro semanas seguidas dentro da fase amarela.

Caso isso ocorra, as escolas podem ser autorizadas a reabrir a partir do dia 8 de setembro, mas apenas para recebimento de alunos para aplicação de aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais.

Além disso, as escolas também terão de respeitar o limite máximo de alunos nas unidades e os protocolos sanitários. Nesta primeira etapa, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas até 35% dos alunos devem ser atendidos em atividades presenciais. Para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o limite máximo de alunos é de 20%.

A retomada total das aulas ocorrerá apenas a partir do dia 7 de outubro, de acordo com anúncio feito ontem pelo governador João Dória, retorno total este também condicionado às quatro semanas seguidas ao menos na fase amarela do Plano São Paulo.

“A volta gradual e responsável das atividades escolares é fundamental, principalmente para as crianças das camadas mais desfavorecidas da sociedade. O retorno é importante não somente pelo aspecto educacional, mas também pela questão social e da segurança alimentar”, afirmou o governador Doria.


Compartilhe esta notícia!