Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A ocupação das UTIs dos hospitais de Araçatuba por pacientes em tratamento de sintomas mais graves do novo coronavírus teve queda novamente de acordo com informações divulgadas pelas assessorias das unidades de saúde nesta segunda-feira. Somando as duas unidades, a ocupação é de 52,1% dos leitos de UTI.

A Santa Casa de Araçatuba, por exemplo, divulgou que, até ontem às 16h30, 14 pacientes estavam em tratamento na UTI Covid, o que corresponde a 56% de ocupação do total de leitos disponíveis no local. Destes, 7 são casos confirmados e outros 7 são suspeitos. No domingo, 17 pacientes estavam em tratamento no local.

Já o Hospital Unimed divulgou que 10 pessoas estavam internadas na UTI da ala de covid no final da tarde de ontem, o que significa uma ocupação de 47,6% no setor. Todos os pacientes são casos positivos. Até domingo, eram 13 pacientes internados no setor.

Ao todo, os dois hospitais ainda possuem 52 pessoas em tratamento nas enfermarias. São 37 na Santa Casa e 15 na Unimed. O hospital filantrópico tem, atualmente, 51 pacientes internados, enquanto o hospital particular possui 25 pacientes em tratamento por conta da nova doença.

Araçatuba

Em novo boletim da vigilância epidemiológica nesta segunda-feira, Araçatuba divulgou 119 novos casos de covid-19. São agora 3.893 pessoas já infectadas na cidade. O boletim também trouxe duas novas mortes, elevando o número de óbitos para 91. 1.898 pessoas estão curadas.

Uma mulher, de 81 anos, morreu no sábado, enquanto um homem, de 75 anos, morreu no domingo. Ambos estavam internados em hospitais da cidade.

O boletim ainda informa que Araçatuba tem 21 pacientes internados em UTI, sendo que 13 estão utilizando ventilação mecânica.

Levantamento de casos feito pela prefeitura mostra que os meses de junho e julho registraram juntos mais de 87% dos casos de covid confirmados de Araçatuba até o momento. Foram mais de 3.300 casos nos dois meses. Além disso, mais de 91% das mortes também aconteceram neste período, com 83 dos 91 óbitos ocorrendo nestes dois meses.

Birigui

Em Birigui, o município chegou à marca de 40 óbitos pela covid-19 com a informação da segunda vítima da área de saúde a falecer por conta da doença.

O técnico de raio X, Francisco Umbelino Petean, de 81 anos, morreu na manhã de ontem na Santa Casa Biriguiense por complicações da doença. Ele prestava serviço na Santa Casa e no Hospital Unimed, ambos de Birigui. Antes dele, já havia falecido o enfermeiro Marcos Luís Lopes da Silva, aos 37 anos, no dia 17 de julho.

Segundo dados da vigilância epidemiológica de Birigui, a cidade registra 1.064 casos positivos da covid-19, sendo 182 em trabalhadores da saúde. 633 pessoas estão curadas da doença.

Penápolis

Com nova morte de uma paciente de 93 anos na noite de domingo, Penápolis chegou a 11 mortes por conta do novo coronavírus.

Até agora, a cidade registra 281 casos positivos, sendo 81 recuperados, 186 em quarentena e 3 internados.

Ao contrário dos hospitais de Araçatuba, que diminuíram sua ocupação no começo da semana, o Hospital de Campanha de Penápolis registrou aumento significativo nas internações e possui, no momento, 24 pacientes em tratamento.

São 15 pessoas internadas na enfermaria e 9 na UTI. A enfermaria está com 75% de ocupação, enquanto a UTI chegou a 90%, restando apenas 1 leito disponível.

Dos 24 internados, metade são moradores de Penápolis e os demais são de cidades da região.

Guararapes

Em Guararapes foram contabilizadas mais duas mortes pela covid-19. Com isso, chega a 4 o número de óbitos no município.

A primeira morte confirmada é de uma mulher, de 66 anos, que estava internada no Hospital Unimed, em Araçatuba. Ela estava no local em tratamento desde 15 de junho.

A Santa Casa de Araçatuba também divulgou uma morte de paciente de Guararapes. Uma mulher, de 85 anos, que estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 31 de julho, morreu ontem às 8h08. Esta morte, porém, não constou no boletim divulgado pela prefeitura na tarde de ontem.

Guararapes tem 327 casos confirmados, sendo 281 recuperados. 5 pessoas estão internadas em hospitais de Mirandópolis, Araçatuba e São Paulo.

Andradina

A Santa Casa de Andradina divulgou que apenas 3 pacientes estão internados no local em tratamento contra a covid-19.

A ocupação da UTI local é de apenas 10%, com apenas 1 pacientes sob cuidados médicos. Outros 2 pacientes estão em leitos de enfermaria.

Andradina tem, até o momento, 158 casos positivos de covid-19 e 5 óbitos por conta da doença.

Lins

Lins continua sendo a cidade da região com o maior índice de casos por habitante. A prefeitura divulgou ontem que 1.680 pessoas já foram infectadas pela covid-19 no município.

Destas, 1.181 já estão curadas e 24 pessoas morreram por conta da doença. Entre os internados, 5 pessoas estão em leitos de enfermaria, enquanto uma está na UTI.

Três Lagoas

Foram 4 novos casos e 2 novas mortes confirmados pela prefeitura de Três Lagoas nesta segunda-feira. Agora são 695 casos confirmados e 18 óbitos na cidade.

Um homem, de 61 anos, falecido no dia 28 de julho, e uma mulher, de 58 anos, que morreu ontem, são as novas vítimas da nova doença. O homem estava internado no Hospital Auxiliadora e a mulher estava em tratamento no Hospital Cassems.

São agora 13 pessoas internadas, sendo apenas 3 em leitos de UTI, todas no Hospital Auxiliadora, que possui no momento apenas 10% de ocupação em sua ala de tratamento intensivo para covid-19, enquanto no hospital particular não há ninguém internado em tratamento intensivo.


Compartilhe esta notícia!