Home Cidades Araçatuba Projeto vai reformar praças e quer conscientizar população para preservação de locais públicos

Projeto vai reformar praças e quer conscientizar população para preservação de locais públicos

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com o objetivo de revitalizar as praças Getúlio Vargas e João Pessoa, duas das mais utilizadas pela população de Araçatuba, o fundador do Clube da Árvore de Araçatuba, Luís Antônio Lula Souza, iniciou no começo do mês de julho o projeto “Quem Ama Cuida”. Para Lula, como é conhecido, as praças são um local de lazer para a população e, mesmo durante o período de pandemia, podem ser úteis para a prática de exercícios físicos, passeios, lazer, ou até mesmo para uma parada estratégica para descanso durante o dia de trabalho.

De acordo com Lula, serão instaladas novas lixeiras no local, para evitar que moradores sujem o chão ao passar pelo espaço. Além disso, o objetivo do projeto também é fazer a restauração de monumentos. “O projeto é ‘Quem Ama Cuida’, vamos colocar lixeiras, vamos pintar, vamos finalizar, vamos restaurar os monumentos. Vamos reformar aquele totem onde tem o nome das pessoas que contribuíram, vamos restaurar”, afirmou Lula em entrevista à reportagem da Clube FM 96,3 e do jornal O LIBERAL REGIONAL.

A intenção é iniciar a instalação de novas lixeiras nos dois locais a partir deste mês. Quem passou pelas duas praças durante as últimas semanas, já notou as placas do projeto espalhadas próximo à quadra esportiva na Praça Getúlio Vargas e nos monumentos do local, por exemplo. A mensagem nas placas traz os seguintes dizerem “Quem Ama Cuida! A cidade que não preserva o seu passado não tem futuro”.

Segundo o idealizador do projeto de revitalização, tudo está sendo feito através de doações e recursos próprios, já que, de acordo com ele, a prefeitura alegou falta de condições financeiras para a reforma dos dois espaços. Ele afirmou que já foram gastos cerca de R$ 20 mil com compra de material e cerca de 70 pessoas já fizeram doações para o projeto. “Tudo foi comprado, desde um parafuso, as lixeiras. Estou vendo se consigo fazer a parte do pedreiro (contratação de pedreiros). Eu estou recebendo muito mais ajuda das pessoas de fora, do que daqui mesmo”, lembrou.

Lula explicou que a necessidade de lazer da população fez com que ele tivesse a ideia de fazer a revitalização. A escolha das praças João Pessoa e Getúlio Vargas ocorreu pelo fato de serem locais muito frequentados, inclusive por moradores de outros bairros araçatubenses. “Falta de espaço de lazer pra população, chega fim de semana, a praça João Pessoa está toda suja, o problema é que não temos lazer. O povo precisa de lazer, cultura, saúde. O parquinho na Praça Getúlio Vargas já está destruído. Nas praças, em cada banco nós estamos colocando uma lixeira”, disse Lula.

Preservação

Para o idealizador do projeto “Quem Ama Cuida”, a ideia também é sensibilizar os moradores para que cuidem dos locais públicos. Lula afirma que a depredação dos equipamentos públicos não pode fazer parte da rotina da cidade. “Tentamos também sensibilizar os moradores, porque muito não estão preocupados com a preservação. Muitos acham que o problema é só da prefeitura e não vão se meter. Por isso estamos colocando as placas lá, conscientizando a população”, explicou.

Uma reunião com o prefeito Dilador Borges (PSDB) foi feita no começo da última semana. Segundo Lula, o principal pedido foi para que a prefeitura aumente o policiamento nos dois locais no período noturno, não só para conter aglomerações, mas para evitar a depredação do patrimônio público. “Solicitamos à prefeitura policiamento das 18h às 22h, dando volta nas duas praças, temos que evitar das pessoas picharem”, informou Lula.

Como ajudar

Os interessados em doar materiais ou ajudar na revitalização da praça têm a opção de entrar em contato com o próprio Luís Antônio Lula Souza. O telefone é o (18) 99763-5699.

Praça 4


Compartilhe esta notícia!