Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Distribuir alimentos e produtos de higiene pessoal a mil pessoas de Araçatuba (SP) que perderam o emprego durante a pandemia de Covid-19. Esta é a meta dos grupos de antigomobilismo (movimento de pessoas interessadas por carros antigos, a sua preservação, manutenção e restauração) Koca Kombi Clube e Antigos S/A com a campanha Doação Solidária.

A ação começa no dia 3 de agosto, próxima segunda-feira, seguindo até 31 outubro, e conta com parceria de diversas empresas, principalmente mercados, farmácias, padarias e lojas de conveniência, onde serão instalados entre 20 e 30 pontos de coleta. Os produtos arrecadados serão separados em kits, para serem entregues a quem comprovar, por meio da carteira de trabalho, que perdeu o emprego depois do dia 11 de março, quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou a situação de pandemia. Existe a possibilidade de o prazo da campanha ser estendido.

O contato inicial das pessoas interessadas em receber os kits deve ser feito pelo telefone (18) 2103 5050, da Clube FM, que pertence ao SRC (Sistema Regional de Comunicação), parceiro dos clubes na campanha. Posteriormente, os grupos informarão os detalhes para o cadastramento, assim como forma e datas das entregas. Outro importante apoiador institucional do projeto é o Rotary Club Araçatuba Leste. De acordo com os grupos antigomobilistas, ainda há espaço para a inclusão de mais parceiros. Além da Clube FM, outros veículos do SRC são parceiros na divulgação da campanha, como a Jovem Pan FM, O Liberal Regional e o lr1.com.br.

 

Desemprego e solidariedade

Para o presidente do Antigos S/A, Evandro Santos, o momento atual é complexo do ponto de vista social, tanto quanto do ponto de vista sanitário. “Em relação à saúde, as recomendações das autoridades foram disponibilizadas e muitas ações solidárias estão sendo realizadas, com doação de máscaras e álcool em gel, entre outras coisas. Os dois grupos (Koca Kombi Clube e Antigos S/A) decidiram então fazer algo diferente, arrecadando alimentos e produtos essenciais a quem ficou desempregado nesta fase”, diz Santos.

Segundo a Pnad Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11,9 milhões de brasileiros estavam desempregados na segunda semana de junho, o que representa um aumento de, aproximadamente, 700 mil trabalhadores a mais na fila por um emprego no país na comparação com a semana anterior. Já na comparação com a primeira semana de maio, a população desempregada aumentou em cerca de 2 milhões de pessoas – uma alta de 21% em cinco semanas. A alta do desemprego foi observada em todas as grandes regiões do país.

O presidente do Koca Kombi Clube, Eduardo Queiroz, faz questão de ressaltar que o projeto não está vinculado a qualquer ação política. “Isso tem que ficar muito claro. Trata-se de uma ação solidária e desinteressada de intenções político-partidárias. É hora de empatia, de fazermos o bem de forma verdadeira, de nos unirmos em torno de um objetivo comum e favor do próximo. Foi nisso que pensamos com essa campanha”, diz Queiroz.


Compartilhe esta notícia!