Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Nesta terça-feira, o comércio de Araçatuba iniciou a sua nova fase abrindo em novo horário, das 12h às 16h, e registrou movimentação tranquila, a exemplo do que já havia ocorrido na segunda-feira, quando as lojas abriram das 14h às 18h. Consumidores comemoraram a abertura dos estabelecimentos.

A antecipação do horário de atendimento foi um pedido dos comerciantes ao prefeito Dilador Borges (PSDB). Após publicação de decreto regulamentando a reabertura das lojas, shoppings e serviços, na última segunda-feira, lojistas se reuniram com o chefe do executivo no Paço Municipal e pediram a antecipação do horário de abertura para o meio-dia.

A justificativa é que a movimentação no centro da cidade costuma ser maior no final da manhã e próximo a chamada “hora do almoço”. Já no período da tarde, após consumidores já terem realizado suas atividades na área central, como pagamento de contas e idas em agências bancárias, o movimento do calçadão cai, o que prejudica o comércio, que já está sendo prejudicado pela abertura enxuta de apenas 4 horas diárias.

Após a reunião de segunda, o comerciante Feiez Nasser, proprietário da Casa das Linhas, localizada no Calçadão, que foi um dos que reivindicou a mudança, afirmou à reportagem que a partir das Duas da tarde é o período em que há menor movimentação no local, o que prejudica as vendas. “Das duas em diante cai muito o movimento, então estamos tentando pleitear pelo menos umas duas horas antes, para começar meio-dia, pra que a gente consiga uma venda um pouco melhor, porque nós já estamos no último suspiro”, afirmou em entrevista por telefone antes da confirmação da mudança de horário.

Após aprovação do Comitê de Saúde local, novo decreto foi publicado ontem, autorizando as lojas a abrirem duas horas mais cedo. E a abertura foi tranquila. Consumidores andavam tranquilos pelo calçadão de Araçatuba pouco depois do meio-dia de ontem. Sem aglomerações, as lojas conseguiram atender aos clientes dentro dos limites estabelecidos por decreto.

Transeuntes que passavam pelo local pela primeira vez desde a reabertura comemoraram a volta do funcionamento das lojas. “Ae! Agora ficou bom o negócio, finalmente”, disse uma consumidora que comia um lanche em frente a um bar no calçadão. “Fala para o Dória não fechar mais o comércio senão eu vou lá…”, completou a mulher ao ver e ouvir uma das portas de uma loja de calçados se abrir.

As maiores lojas do principal corredor comercial de Araçatuba, que trabalham com vendas em crediário, registravam filas de tamanho moderado no início da tarde. Elas, porém, foram as primeiras a abrir, um pouco antes do meio-dia. Todas elas organizavam filas do lado de fora com fitas para respeitar o distanciamento social, além de oferecer álcool em gel e aferir a temperatura de clientes antes da entrada.

Este é o terceiro horário diferente no qual as lojas são autorizadas a abrir desde o início do Plano São Paulo de flexibilização, no começo de junho.

No início da vigência do plano, Araçatuba estava na fase (laranja) e ficou com seu comércio aberto por 4 semanas, sendo que nas duas primeiras abriu das 10h às 14h e nas duas últimas das 14h às 18h, de segunda à sexta, quando a região voltou à fase vermelha.

Com o progresso para a fase laranja novamente, as lojas reiniciaram os trabalhos na segunda-feira, e já nesta terça-feira o horário foi modificado para o período das 12h às 16h.

Shoppings voltam hoje

Pelo novo decreto, os shoppings de Araçatuba irão funcionar das 14h às 20h de quarta à sábado, opção que também foi escolhida por representantes dos dois centros de compras da cidade, que preferiram o funcionamento por mais tempo a poder abrir todos os dias.

Tanto o Shopping Praça Nova como o Araçatuba Shopping já publicaram em suas redes sociais os novos horários.

O Araçatuba Shopping afirmou que as portas serão abertas “com segurança para você, nossos colaboradores e lojistas” em comunicado publicado no último sábado.

Já o Shopping Praça Nova lembrou em publicação de segunda-feira que o uso de máscaras para entrar no local é obrigatório, que haverá aferição de temperatura nas portas de acesso do shopping e que haverá álcool em gel à disposição dentro do centro de compras.

Operação Covid

Em nova parcial da Operação Covid, a prefeitura de Araçatuba divulgou que os fiscais de postura e da vigilância sanitária fizeram até 756 visitas, tendo sido feitas 315 notificações e 6 autuações com multa a estabelecimentos. Outros 11 estabelecimentos tiveram recomendação para fechar. Foram feitas 750 denúncias através do Disk Denúncia da Guarda Municipal.


Compartilhe esta notícia!