Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em participação rápida na transmissão on line diária realizada pela prefeitura de Araçatuba para tratar sobre a atualização de casos do novo coronavírus na cidade, o prefeito Dilador Borges (PSDB) antecipou os novos horários do comércio e dos shoppings da cidade que estarão em vigor a partir de segunda-feira. O limite de horário de funcionamento pode conteribuir para a aumentar o fluxo de pessoas. O ideal seria ampliar o horário de atendimento para evitar a concentração de pessoas. No entanto, as decisões são tomadas de forma unilateral.

A novidade em relação ao horário adotado na última reabertura fica por conta dos shoppings, que funcionarão por 6 horas diárias, mas apenas quatro dias na semana.

O Shopping Praça Nova e o Araçatuba Shopping funcionarão, portanto, em novos horários. Os dois estabelecimentos vão abrir somente de quarta à sábado, das 14h às 20h. O novo horário é possível graças a atualização do Plano São Paulo realizada pelo estado no começo do mês de julho, que abriu a alternativa de estabelecimentos abrirem por mais tempo, desde que se mantivessem fechados por três dias durante a semana. Neste caso, os shoppings de Araçatuba ficarão fechados de domingo à terça-feira.

Durante o mês de junho, quando Araçatuba avançou pela primeira vez para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da economia, os shoppings estavam funcionando de domingo a domingo das 16h às 20h. Neste caso, os centros de compras ficavam abertos 28 horas por semana. Agora, os dois espaços ficaram disponíveis para atendimento ao público por 24 horas na semana.

Segundo o prefeito Dilador Borges (PSDB), a questão foi conversada com os administradores dos shoppings, que preferiram a opção do horário mais estendido.

Em conversa rápida com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, a gerente de marketing do Shopping Praça Nova, Bruna Evangelista, disse que, mesmo abrindo menos horas na semana, é mais vantajoso abrir o local por mais tempo no mesmo dia. “No horário anterior estávamos tendo menos movimento aos domingos, é melhor a gente abrir por 6 horas do que abrir menos”, afirmou.

Comércio abrirá 4 horas por dia

De acordo com o chefe do executivo, o comércio seguirá o último horário que vinha sendo utilizado no final de junho, com as lojas abrindo das 14h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados das 9h às 13h. O Multi Shop, que fica no Calçadão, seguirá este mesmo horário

Quando houve a primeira reabertura das lojas, no início de junho, o comércio chegou a funcionar das 10h às 14h. Com o grande movimento registrado, principalmente no Calçadão da Marechal, o poder público municipal mudou o horário de funcionamento para início às 14h e término às 18h, com a justificativa de que as lojas não ficassem abertas nos mesmo horário das agências bancárias, que também fazem atendimento presencial ao público.

Esse horário não agrada à Associação Comercial de Araçatuba. Em entrevista dada esta semana para a reportagem de O LIBERAL REGIONAL, o diretor da ACIA, Nei Ferracioli, afirmou que este horário causa maior aglomeração. “Provavelmente se semana que vem o nosso comércio voltar a abrir e eu espero que sim, não pode funcionar só 4 horas. 4 horas é muito pouco! Vai haver aglomeração! Teria que ser, no mínimo, abrir às 10h e fechar às 17h”, disse em entrevista para a edição de quinta-feira (22).

A mesma opinião foi emitida pelo vereador Lucas Zanatta (PV), que também abordou o tema na mesma reportagem. “Uma situação que favoreceu demais a proliferação do vírus em Araçatuba foi aquela abertura absurda de apenas 4 horas no comércio que todo mundo sabia que ia gerar aglomeração. Não precisava fazer estudo científico ou social nenhum”, opinou o parlamentar.


Compartilhe esta notícia!