Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes que fazem parte da área de cobertura do SRC, Andradina é que tem a menor porcentagem de habitantes infectados pela covid-19 até o presente momento. Por outro lado, Lins é que a possui o maior índice.

Dentro desta avaliação estão as cidades de Araçatuba (197 mil), Birigui (123 mil), Três Lagoas (121 mil), Lins (78 mil), Penápolis (62 mil) e Andradina (57 mil). Os dados entre parênteses são aproximados e foram retirado do último censo populacional divulgado pelo IBGE em agosto de 2019.

Segundo levantamento feito pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL baseada nos dados sobre o avanço do contágio do novo coronavírus divulgados pelas secretarias de saúde e pelo governo do estado, Andradina tem até o momento 0,16% de sua população que já se infectou.

O índice de contágio também está abaixo de 1% nas cidades de Penápolis, Três Lagoas e Birigui. Em Penápolis, a covid-19 infectou 0,2% da população, em Três Lagoas foram infectados 0,42% dos munícipes, enquanto em Birigui o total de contaminados é de 0,49%.

Os municípios de Lins e Araçatuba estão com a marca de mais de 1% de suas populações já infectadas. A situação de Lins é a mais preocupante, com 1,2% da população que foi contaminada. Em Araçatuba, este índice está em 1,09%.

Andradina

Segundo os dados fornecidos pelo governo de São Paulo, Andradina possui 92 pessoas que já tiveram coronavírus e registra, até o momento, 5 óbitos por conta da doença.

A Santa Casa de Misericórdia da cidade possui 80% de leitos disponíveis na UTI. Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira pela assessoria do hospital, duas pessoas estão na UTI, que tem capacidade para atender até 10 pacientes. Apenas um dos pacientes está utilizando ventilação mecânica.

Outros oito pacientes estão internados em leitos de enfermaria. A Santa Casa possui 15 leitos no total, sendo 7 ainda à disposição.

Araçatuba

Sem divulgar os dados durante o final de semana, Araçatuba registrou um salto de 200 casos nos últimos três dias, ultrapassando a marca dos 2.000 infectados.

De acordo com os números da secretaria de saúde divulgados nesta segunda-feira, são 2.166 casos positivos de covid-19 em Araçatuba.

Foram registradas 5 novas mortes, uma delas de uma paciente de 91 anos, que faleceu no último dia 14, e teve seu diagnóstico positivo confirmado por exame.

Duas mortes ocorreram no sábado, uma mulher de 53 anos e um homem de 78. Outras duas ocorreram no domingo, dois homens, um de 78 e outro de 70 anos.

São 81 pessoas internadas, sendo 60 na Santa Casa e 21 no Hospital Unimed. 30 pessoas estão em UTIs, sendo que 19 estão utilizando ventilação mecânica.

Santa Casa e Unimed

A Santa Casa de Araçatuba anunciou 24 pacientes internados em sua UTI, que possui oficialmente 23 leitos. Questionada sobre o assunto, a direção da entidade, através de sua assessoria, afirmou que o hospital está conseguindo atender as demandas por UTI e contingenciando a abertura de novos leitos.

Outros 40 pacientes estão na enfermaria, que tem 70 leitos disponíveis. No total, 64 pacientes estão internados e ocupando 68% da ala destinada à covid-19. Outros 3 casos suspeitos estão na UTI Neonatal e Pediátrica.

Nesta segunda-feira, o hospital filantrópico registrou um óbito por coronavírus de um paciente de 64 anos, de Nova Castilho, que morreu às 7h06.

Já no Hospital Unimed são 13 pacientes internados na UTI, que tem capacidade para 21 atendimentos simultâneos. Outras 11 pessoas estão nos leitos de enfermaria do local, que podem atender até 27 pacientes.

Birigui

O município de Birigui ultrapassou os 600 casos de covid-19 segundo boletim divulgado no começo da tarde desta segunda-feira pela Vigilância Epidemiológica.

São agora 606 pessoas que já foram infectadas, sendo que 337 pessoas já estão curadas da doença. 199 pessoas aguardam resultados de exames.

Entre os profissionais de saúde foram confirmados dois novos casos, elevando para 149 o número de trabalhadores desta área (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que foram infectados, sendo que um deles faleceu.

A cidade registra 24 óbitos confirmados por conta da covid-19 desde o início da pandemia.

Penápolis

O Hospital de Campanha de Penápolis atingiu metade de sua ocupação total, de acordo com os números divulgados ontem pela prefeitura.

São 15 pacientes internados no local, que possui 20 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI. São 10 pacientes em tratamento na enfermaria e outros 5 na UTI, o que dá metade dos leitos dos dois setores ocupados.

Dos internados, 10 são pacientes de Penápolis, sendo 8 em enfermaria, sendo que apenas um tem diagnóstico positivo confirmado; e outros 2 em UTI, sendo que apenas um teve resultado positivo em exame.

Penápolis chegou a 128 casos confirmados da doença, neste novo boletim. São 62 pessoas já recuperadas, 59 em quarentena, dois internados e 5 que foram a óbito.

Lins

Lins ultrapassou a marca de 900 casos de coronavírus. De acordo com os números divulgados ontem pela prefeitura, são 938 infectados na cidade.

Destes, 628 já estão curados e 7 pessoas estão internadas, sendo 2 em UTI e 5 em leitos de enfermaria.

Até o momento, Lins registra 16 óbitos por complicações causadas por covid-19.

Três Lagoas

Em Três Lagoas, o município ultrapassou a marca de 500 casos. Foram 19 novos diagnósticos positivos nesta segunda-feira, elevando para 517 o número de infectados.

São 328 pessoas que já se recuperaram da doença e 10 que faleceram.

São 16 pessoas internadas nos hospitais da cidade, sendo que 8 pessoas estão em tratamento em UTIs. Destas, apenas 5 são de Três Lagoas, as demais são das cidades de Bataguassu, Chapadão do Céu e Água Clara.


Compartilhe esta notícia!