Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui irá montar um ‘drive thru’ para testagem de covid-19 em pacientes sintomáticos. O serviço começa na próxima segunda-feira (20 de julho).

O anúncio foi feito pelo prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e pela secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, na tarde desta sexta-feira (17).

Segundo o prefeito, os pacientes sintomáticos serão testados através de exame de secreção de naso e orofaringe. “O paciente nem precisa descer de seu veículo. É prático e seguro”, frisou o chefe do Executivo.“Essa ação de enfrentamento ao covid-19 foi solicitada pelo prefeito Cristiano Salmeirão e articulada pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui. Ela visa agilizar o tratamento daqueles que estão com a doença”, falou a secretária de Saúde de Birigui.

As colestas serão realizadas apenas nos pacientes que passaram por atendimento médico que apresentam sintomas gripais, notificados e agendados pelas unidades de saúde.

O ‘drive-thru covid’ será montado na UBS 1, que fica na avenida Cidade Jardim, 1.004, no Cidade Jardim.

As coletas no ‘drive’ serão de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30. Na sexta-feira o atendimento será das 7h30 às 10h30.

Os horários seguem recebimento dos exames pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

 

NÚMEROS

Até às 12h desta sexta-feira (17), Birigui registrou 567 casos positivos de covid-19. São 22 óbitos pela doença na cidade. Já o número de curados é 290.

“Queremos aumentar o número de curados e não registrar mais óbitos por essa doença maldita, que só trouxe prejuízos”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

“Com os exames via drive thru iremos agilizar o diagnóstico precoce da doença. Peço união neste momento de combater a covid”, completou o prefeito.

 

TESTAGEM RÁPIDA

A Secretaria de Saúde de Birigui irá realizar a partir do dia 20 de julho testagem rápida para detectar covid-19 em todos os profissionais da saúde assintomáticos da Prefeitura de Birigui. O anúncio foi feito pelo prefeito Cristiano Salmeirão na tarde desta sexta-feira, dia 17 de julho. Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde e irão atender cerca de 1.500 profissionais do saúde.

“Essa ação foi solicitada pelo prefeito Cristiano Salmeirão e atende um anseio dos profissionais da saúde da administração e servirá para a realização de um inquérito sorológico com subsídios para traçar as melhores estratégias para a segurança destes profissionais”, explicou a secretária de Saúde de Birigui, Marian Fátima Nakad.

A testagem rápida nos profissionais da saúde é igual aos testes de glicemia. Basta um furo no dedo e uma gota de sangue.

O prefeito Cristiano Salmeirão disse que os profissionais envolvidos no enfrentamento à covid-19 são extremamente competentes, além de promoverem aos moradores de Birigui um trabalho sério.

“Estes profissionais estão na linha de frente cuidando de nossas vidas. Infelizmente já temos 22 mortes por covid-19 em Birigui. temos que brecar esse número e vencer essa doença. O trabalho para isso está sendo feito diariamente”, frisou o prefeito Cristiano Salmeirão.


Compartilhe esta notícia!